INSEGURANÇA ALIMENTAR E FATORES ASSOCIADOS EM BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS DE COMBATE À FOME NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS-RJ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6654Resumo
A produção de alimentos no Brasil é suficiente para toda sua população. No entanto, milhões de brasileiros continuam sofrendo por fome. Foram lançados pelo governo programas inovadores para combater esse quadro. Este estudo seccional teve como objetivo investigar a prevalência de insegurança alimentar (IA) entre os beneficiários de dois programas locais de combate à fome: abastecimento de alimentos (CCFF) e restaurante popular (RP), bem como estabelecer a associação entre IA e alguns marcadores de desigualdade social. No município de Petrópolis-RJ, 195 famílias beneficiárias desses programas foram avaliadas quanto à situação de IA através da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Variáveis socioeconômicas e demográficas também foram avaliadas. A prevalência de IA foi de 42,9% nas famílias beneficiárias do RP e 72,2% nas famílias do CCFF. O número de moradores no domicílio, presença de moradores menores de 20 anos de idade, presença de moradores menores de 6 anos, classe socioeconômica, renda familiar mensal per capita, cor/raça do chefe da família, posse, tipo de construção e número de cômodos do domicílio foram significativamente associados com IA (p <0,05). Garantir a segurança alimentar exige ações coordenadas e articuladas entre as políticas estruturais e as emergenciais, não sendo tarefa fácil, especialmente no Brasil, historicamente marcado pela desigualdade social. Os resultados aqui apresentados são fundamentais para identificar as famílias mais vulneráveis a serem priorizadas. O primeiro passo foi dado, mas ainda há muito a ser feito. Ferramentas simples, como a EBIA, podem ser utilizadas para monitorar e combater a desigualdade.
DOI 10.12957/demetra.2013.6654
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.