AVALIAÇÃO DE MEDIDORES CASEIROS COMERCIALIZADOS COMO INSTRUMENTO PARA ESTUDO NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2019.37993Palavras-chave:
Utensílios de alimentação. Pesos e medidas. Porção e culinária.Resumo
Considerando à grande variedade de marcas com diferentes materiais e formas de utensílios medidores, a carência de estudos, a importância e a confiabilidade de dados para estudos dietéticos, objetivou-se avaliar a capacidade de massa e volume de medidores caseiros. Tratou-se de um estudo experimental, realizado no laboratório de Técnica Dietética da UFRJ, onde foram adquiridos medidores caseiros comercializados no Rio de Janeiro, sendo 11 marcas de xícaras de chá (XCH) e 12 marcas de colher de sopa (CS), nos quais se realizou cinco aferições das capacidades gravimétricas e volumétricas. A massa foi determinada com a farinha de trigo e para o volume utilizou-se a água, densidade de 1,0 Kg/m3 a 4 ºC, como referência. Os dados foram submetidos à estatística descritiva, a ANOVA e o teste de Tukey. A capacidade média de massa para as XCH e CS foi de 106,8 g e 6,8 g, respectivamente. As XCH e CS apresentaram volumes médios de 213,1 mL e 15,4 mL, respectivamente, com inadequação de 20 a 40% para as XCH, enquanto das CS foram de 7,4 a 16%, notoriamente de menor variação para ambas as capacidades. Detectou-se a não conformidade das capacidades dos medidores caseiros comercializados, com a recomendação nacional proposta pela RDC 359 de dezembro de 2003. Conclui-se há necessidade de uma legislação específica para padronização dos medidores comercializados, e por consequência controle por parte de órgãos fiscalizadores na fabricação e comercialização dos mesmos, a fim de evitar a imprecisão nas práticas em alimentação e nutrição pela população e profissionais das áreas afins.
DOI: 10.12957/demetra.2019.37993
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.