CARACTERÍSTICAS DOS PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO BRASIL E DE PORTUGAL

Autores

  • Margareth Xavier da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição Básica e Experimental, Laboratório de Alimentos para Fins Especiais e Educacionais
  • Margarida Liz Martins
  • Anna Paola Trindade Rocha Pierucci Anna Paola Pierucci1, appierucci@gmail.com Anna Paola Trindade Rocha Pierucci
  • Cristiana Pedrosa Cristiana Pedrosa1, cristiana@nutricao.ufrj.br
  • Ada Rocha

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.18776

Palavras-chave:

Programas de Nutrição, Alimentação Escolar, Brasil, Portugal.

Resumo

Os programas de alimentação escolar em países desenvolvidos e em desenvolvimento foram criados para oferecer refeições durante o horário em que a criança permanece na escola. Brasil e Portugal possuem programas para promoção da alimentação saudável, a fim de melhorar as condições de saúde e o aprendizado de crianças e jovens. O objetivo deste trabalho é realçar as principais características dos programas implementados nos dois países, por sua grande importância social, com intuito de contribuir com sugestões de melhoria a partir das diferenças e fragilidades que apresentam. O Programa Nacional de Alimentação Escolar está implementado no Brasil desde 1955. Todas as escolas públicas devem oferecer merenda escolar (ME) aos alunos da educação básica e satisfazer entre 20% e 70% das necessidades nutricionais diárias. Os cardápios devem ser planejados por um nutricionista, respeitando-se os hábitos alimentares e a tradição alimentar da localidade. A transferência de verba para financiar esses programas é feita pelo Governo Federal para os municípios. Portugal possui o Programa de Generalização das Refeições Escolares desde 2005, direcionado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Fundamental. Promove o acesso generalizado dos alunos a uma refeição equilibrada, que deve fornecer 30 a 35% da ingestão energética. Os Programas de Alimentação Escolar no Brasil e em Portugal têm grande importância na satisfação de necessidades nutricionais e para a educação alimentar e nutricional dos alunos.

DOI: 10.12957/demetra.2016.18776

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Biografia do Autor

Margareth Xavier da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição Básica e Experimental, Laboratório de Alimentos para Fins Especiais e Educacionais

Margareth Xavier da Silva, Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana, Doutoranda em Ciências da Nutrição, da UFRJ/INJC/labDAFEE, em estágio de mobilidade na Universidade do Porto para Doutoramento Sanduíche.

Publicado

2016-02-12

Como Citar

1.
da Silva MX, Martins ML, Pierucci APTR, Pedrosa C, Rocha A. CARACTERÍSTICAS DOS PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO BRASIL E DE PORTUGAL. DEMETRA [Internet]. 12º de fevereiro de 2016 [citado 1º de maio de 2025];11(1):179-94. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/18776

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE

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