ASSOCIAÇÃO ENTRE MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E DE COMPOSIÇÃO CORPORAL COM OS COMPONENTES DA SÍNDROME METABÓLICA E ÍNDICE DE QUALIDADE DA DIETA EM ADULTOS COM EXCESSO DE PESO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.15564Palavras-chave:
Índice de qualidade da dieta, Síndrome metabólica, Parâmetros antropométricos e bioquímicosResumo
Introdução: O excesso de adiposidade, especialmente na região abdominal, associa-se a fatores de risco cardiovasculares como dislipidemia, diabetes mellitus e hipertensão arterial, e o padrão alimentar modula estas doenças crônicas. Objetivo: Avaliar a associação entre medidas antropométricas e de composição corporal com os componentes da síndrome metabólica (SM) e índice de qualidade da dieta (IQD) em indivíduos com excesso de peso. Métodos: Estudo transversal, realizado com indivíduos atendidos no Centro de Saúde da UFOP. Após a entrevista inicial, realizou-se avaliação antropométrica e foram solicitados exames bioquímicos. O consumo alimentar foi avaliado por instrumentos dietéticos, utilizados para calcular o IQD. As análises estatísticas foram realizadas no programa PASW 18.0. Foram utilizados o teste de Kolmogorov-Smirnov (para avaliar a normalidade dos dados) e a correlação de Pearson. Resultados: A prevalência de SM foi de 15,7%. Houve associação entre o IQD com a concentração de colesterol total (r=0,320; p=0,041), e associação inversa entre os níveis séricos de HDL-c com o índice de massa corporal (r=-0,434; p=0,002). A média de consumo dos componentes do IQD encontrou-se dentro das recomendações das Dietary Reference Intakes, exceto para o sódio, que estava acima, e o cálcio, que estava abaixo dos valores recomendados. Não houve diferença nos itens do IQD entre os indivíduos com presença e ausência de síndrome metabólica (p>0,05). Conclusão: Os resultados evidenciam acúmulo de gordura corporal, alteração dos parâmetros antropométricos e bioquímicos, ingestão inadequada de cálcio e de sódio, demonstrando a importância de um acompanhamento nutricional, prevenindo o surgimento de novas morbidades.
DOI: 10.12957/demetra.2016.15564
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.