Calidad nutricional de los menús ofrecidos en una escuela japonesa y brasileña
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2025.84958Palabras clave:
Pré-Escolar. Alimentação Escolar. Planejamento de Cardápio. Guias Alimentares. Alimentos Ultraprocessados. Consumo Alimentar.Resumen
Introdução: O Japão, assim como o Brasil, enfrenta a perda de suas bases alimentares tradicionais devido à adoção crescente de uma dieta ocidental nos cardápios escolares, o que coloca muitas crianças em risco nutricional. Objetivo: Comparar a densidade energética, carga glicêmica, frequência de alimentos ultraprocessados e presença de grupos alimentares de cardápios ofertados por escola estrangeira japonesa e brasileira. Métodos: Estudo transversal, descritivo e quantitativo, desenvolvido com a utilização de cardápios oferecidos a pré-escolares de escola estrangeira de Yamanashi-ken-Japão e de escola particular de São Paulo-Brasil. A análise quantitativa foi feita com o software Diet Smart®, versão 12.1.2. Densidade energética, carga glicêmica, alimentos ultraprocessados e grupos alimentares foram analisados descritivamente. Realizou-se o teste de normalidade das variáveis por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov e foram utilizados teste t de Student para variáveis paramétricas e o teste Mann Whitney para não-paramétricas. Resultados: O cardápio do almoço brasileiro apresentou maior densidade energética, carga glicêmica e maior presença dos grupos de leguminosas, raízes e tubérculos, frutas, ovos e pescados, enquanto nesta mesma refeição no cardápio japonês a maior presença foi de carne vermelha e suína. Os cardápios do lanche da tarde brasileiro apresentaram maior densidade energética e oferta de raízes e tubérculos, legumes e verduras, carne vermelha e aves. Já no cardápio japonês destaca-se a maior oferta de alimentos dos grupos de cereais, ovos e alimentos ultraprocessados. Conclusões: Foram constatados em ambos os cardápios presença de alimentos ultraprocessados e valores excedentes em densidade energética.
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