ATITUDES ALIMENTARES E IMAGEM CORPORAL DAS MÃES DE PACIENTES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES

Autores/as

  • Caroline Lara Garcia Universidade de Franca
  • Raphaela Meneghetti Miguel Universidade de Franca
  • Rosane Pilot Pessa
  • Marina Garcia Manochio-Pina Universidade de Franca - UNIFRAN

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33822

Palabras clave:

Transtorno Alimentar. Atitudes Alimentares. Imagem Corporal. Mães.

Resumen

Introdução: Transtornos alimentares são definidos como doenças psicossomáticas resultantes de uma relação conflituosa do indivíduo com a comida. Objetivo: Investigar o comportamento alimentar e avaliar a percepção e a satisfação com a imagem corporal de mães de pacientes com transtornos alimentares. Metodologia: Trata-se de pesquisa quantitativa, realizada em serviço especializado no interior de São Paulo. Os métodos utilizados foram Recordatório de 24 horas, o teste “Como está sua Alimentação”, o EAT- 26 e a Escala de Figuras de Silhuetas. Participaram do estudo 13 mães, das 18 pacientes atendidas pelo programa. Resultados: O EAT-26 foi negativo, com 17,23 pontos, o teste “Como está sua Alimentação” mostrou a média de 38,85 pontos. Em relação à imagem corporal, notou-se insatisfação por parte das mães. Discussão: As mães apresentam insatisfação com a imagem corporal, apesar de não apresentarem comportamentos alimentares semelhantes aos hábitos de pacientes com o transtorno. Conclusão: Poucos estudos foram realizados avaliando o comportamento alimentar de mães de pacientes com transtornos alimentares, portanto é necessário realizar mais pesquisas envolvendo esse aspecto. É necessária a participação da família no tratamento para que este seja bem-sucedido.

DOI: 10.12957/demetra.2018.33822

Biografía del autor/a

Caroline Lara Garcia, Universidade de Franca

Nutricionista pela Universidade de Franca

Raphaela Meneghetti Miguel, Universidade de Franca

Nutricionista pela Universidade de Franca

Rosane Pilot Pessa

Rosane Pilot Pessa; Avenida Bandeirantes nº 3900, Ribeirão Preto SP; rosane@eerp.usp.br; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marina Garcia Manochio-Pina, Universidade de Franca - UNIFRAN

Programa de pós-graduação em Promoção de Saúde - Unifran

Publicado

2018-09-30

Cómo citar

Garcia, C. L., Miguel, R. M., Pessa, R. P., & Manochio-Pina, M. G. (2018). ATITUDES ALIMENTARES E IMAGEM CORPORAL DAS MÃES DE PACIENTES COM TRANSTORNOS ALIMENTARES. DEMETRA: Alimentación, Nutrición & Salud, 13(3), 621–633. https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33822

Número

Sección

ARTÍCULOS DE TEMA LIBRE