ASPECTOS NUTRICIONAIS DE IDOSOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.14793Palavras-chave:
Estado Nutricional, Antropometria, Qualidade de Vida, Alimentação, Idosos ativos fisicamente.Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar o estado nutricional através da coleta de dados antropométricos e do padrão alimentar de idosos fisicamente ativos em um município no interior do estado de São Paulo. Participaram 31 idosos, sendo 22 mulheres e nove homens. As variáveis estudadas referentes à composição corpórea foram: IMC, peso atual e ideal, adequação da circunferência muscular do braço (CMB), percentual de gordura, circunferência da cintura e da panturrilha. Em relação ao padrão alimentar, foram analisados o consumo de água, energia, cálcio e fibras, além da adequação dos macronutrientes. As médias dos valores de IMC, peso atual, CMB e circunferência da panturrilha não apresentaram diferença estatística do padrão considerado adequado pela literatura em ambos os sexos. O valor médio referente ao percentual de gordura feminino (38,76% ± 4,07%) e o valor referente à circunferência da cintura do mesmo sexo (87,36 ± 9,84) foram superiores ao valor considerado adequado. A média do consumo de energia para ambos os gêneros foi abaixo do recomendado, com relevância estatística (p ˂ 0,0001). Apesar do consumo deficiente de calorias, a adequação dos macronutrientes se mostrou dentro do padrão. O consumo de água, cálcio e fibras para ambos os sexos se mostrou inferior ao adequado na literatura com relevância estatística (p = 0,0001). Os resultados sugerem que a correção dos hábitos alimentares e a prescrição de atividades físicas em intensidade adequada para essa população são de suma importância para melhorar o estado nutricional e evitar, assim, a incidência de problemas futuros.
DOI: 10.12957/demetra.2015.1479
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.