INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM NUTRIÇÃO: USO DO DIÁRIO DE CAMPO EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28591Palabras clave:
Educação Alimentar e Nutricional. Nutricionistas. Educação em Saúde. Educação Superior. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.Resumen
Objetivo: Descrever o uso do diário de campo como estratégia de capacitação de alunos de graduação na facilitação de grupos de educação alimentar e nutricional. Metodologia: Foram utilizados 12 relatos de diários de campo produzidos por graduandos (G1 e G2), que facilitaram grupos do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição, construídos a partir dos referenciais de Grupo Operativo. Após cada um dos seis encontros, os alunos redigiam o diário, contendo descrição detalhada sobre o encontro e suas percepções sobre o grupo. Para avaliação da facilitação, os conteúdos dos diários foram confrontados com as habilidades e competências preconizadas ao nutricionista em educação alimentar e nutricional. O processo grupal foi caracterizado pelos vetores de avaliação do Grupo Operativo. Resultados e Discussão: Identificaram-se 14 habilidades e competências. Mudanças na facilitação realizada pelos alunos foram visíveis, como: necessidade de preparo prévio à realização do encontro, busca por referenciais teóricos complementares, autopercepção das dificuldades iniciais e reflexão sobre o processo educativo. Os vetores de avaliação de Grupo Operativo (aprendizagem, a comunicação, a pertença, a cooperação, a pertinência e a tele) foram identificados em ambos os grupos, evidenciando como o processo grupal foi construído ao longo de cada encontro. Conclusões: O diário de campo, inserido no processo de formação do aluno, representou não somente um instrumento que explicita como a capacitação estava se dando, mas também constituiu oportunidade de ele refletir sobre o trabalho realizado, diante do espaço que teve para relatar sua experiência, contemplando suas dificuldades e avanços.
DOI: 10.12957/demetra.2017.28591
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD
Título del manuscrito: ________________________________________________________
1. Declaración de responsabilidad
Certifico mi participación en el trabajo arriba titulado y hago pública mi responsabilidad por su contenido.
Certifico que el manuscrito representa un trabajo original y que ni éste ni ningún otro trabajo de mi autoría, en parte o en su totalidad, con contenido sustancialmente similar, fue publicado o fue enviado a otra revista, ya sea en el formato impreso o en el electrónico, excepto el descrito en el anexo.
En caso de aceptación de este texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaramos estar de acuerdo con la política de acceso público y derechos de autor adoptada por Demetra, que establece lo siguiente: (a) los autores conservan los derechos de autor y la concesión a la revista el derecho de la primera publicación, el trabajo se licencia simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista; (b) los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista; y (c) a los autores se les permite y alientan a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
2. Conflicto de interesses
Declaro no tener conflicto de intereses con el presente artículo.
Fecha, firma y dirección completa de todos los autores.