Comparação entre práticas relatadas da abordagem do baby-led weaning e a tradicional para a realização da alimentação complementar
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2020.46047Palavras-chave:
Nutrição do lactente. Desenvolvimento infantil. Aleitamento materno. Alimentação complementar.Resumo
Objetivo: Comparar as características da alimentação complementar de lactentes cujas mães referiram praticar o baby-led weaning com aquelas que relataram utilização da abordagem tradicional. Métodos: Estudo quantitativo descritivo com entrevistas online de mães de bebês de 1 a 2 anos, convidadas via redes sociais a preencherem formulário contendo dados socioeconômicos, de aleitamento materno e relativos à alimentação complementar. As diferenças entre os grupos foi verificada por meio dos teste t ou do qui-quadrado. Resultados: Foram identificadas 208 entrevistadas (57,9%) que relataram usar a abordagem tradicional e 151 (42,1%), o baby-led weaning. Dos bebês em baby-led weaning, 84,1% mantinham-se em aleitamento materno, contra 56,2% em abordagem tradicional, e foram menos expostos a fórmulas, espessantes, mamadeiras e chupetas (p<0,05). Quanto à alimentação complementar, 7,3% do grupo baby-led weaning iniciou antes dos 6 meses, comparados aos 23,1% do grupo abordagem tradicional (p<0,05). Observaram-se diferenças estatisticamente significantes para a idade de introdução da maioria dos grupos de alimentos, para utilização de produtos ultraprocessados, sucos, açúcar e sal. Aqueles em baby-led weaning chegaram, significativamente, aos 12 meses com diferenças quanto a compartilhar a comida da família (71,5% vs 11,5%), sentar-se adequadamente à mesa (89,4% vs 66,8%) e utilizando a consistência adequada dos alimentos (74,2% vs 62,0%). Conclusão: No presente estudo, lactentes cujas mães relataram realizar o baby-led weaning caracterizaram-se pela introdução de alimentos atendendo às recomendações nacionais comparados àqueles que foram expostos à abordagem tradicional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.