A PESQUISA QUALITATIVA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6741Resumo
O objetivo deste artigo é identificar e analisar as correntes filosóficas e metodológicas do conhecimento científico que embasaram as dissertações e teses com abordagens qualitativas e mistas produzidas nos programas de pós-graduação em Nutrição no Brasil no período de 2003 a 2012. Do universo de 22 programas de pós-graduação vinculados à área de Nutrição, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, foram investigados sete programas que dispunham de páginas eletrônicas que disponibilizavam a relação das dissertações e teses. Quanto às abordagens do conhecimento científico, as dissertações e teses foram categorizadas em: abordagens quantitativas, abordagens qualitativas e abordagens mistas. Na análise procedeu-se, além da leitura dos resumos e capítulos metodológicos, a identificação do referencial bibliográfico utilizado, procurando-se identificar: a) O tipo de abordagem ou desenho; b) Os procedimentos e instrumentos do processo de coleta de dados; c) Os procedimentos de análise dos dados; d) Os referenciais teóricos principais e secundários. A hegemonia da abordagem quantitativa, adotada por 92,5% (n=890) do total de dissertações e teses analisadas, denota a forte influência que as correntes filosóficas baseadas no positivismo e nas ciências biológicas continuam exercendo na conformação do campo da nutrição. A participação “marginal” e “emergente” das abordagens qualitativa e mista, adotada por apenas 7,3% (n=70) do total de dissertações e teses analisadas, expressa a influência que as ciências sociais e humanas e as correntes filosóficas, como a dialética e a fenomenologia, têm exercido sobre um grupo muito restrito de pesquisadores que conformam o campo científico da nutrição.
DOI: 10.12957/demetra.2013.6741
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