LA IMAGEN CORPORAL Y LA (IN)SATISFACCIÓN ENTRE LOS ESTUDIANTES DE NUTRICIÓN
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2018.32918Palavras-chave:
Imagen corporal, Estudiantes, Trastornos de la Conducta Alimentaria.Resumo
Objetivo: objetivo de este estudio fue evaluar la correlación entre la imagen corporal y las mediciones antropométricas reales y las indicadas como deseadas en alumnos de nutrición como un factor de riesgo potencial para el desarrollo de trastornos de la alimentación. Metodología: Los estudiantes de nutrición de una universidad pública fueron evaluados por antropometría y se les aplicó el cuestionario Body Shape Questionnaire. Resultados: Se encontró una alta prevalencia de peso normal y sin insatisfacción en la imagen corporal (89,5%). Pero sólo 14 (12,3%) estaban satisfechos con su peso. Discussión: Preocuparse demasiado por la imagen y la insatisfacción puede conducir a una baja autoestima, interferencia en sus estudios y em su futura práctica profesional. Conclusión: Aún con la baja prevalencia de insatisfacción en la imagen de sí mismo, esa alta tasa de insatisfacción con el peso actual es preocupante ya que ambos pueden aumentar el riesgo de perturbaciones futuras, una excesiva apreciación de la beleza a costa de la salud y que se refleje en su futura práctica profesional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.