IMAGEM CORPORAL E AMBIENTE FAMILIAR EM ESTUDANTES DA SAÚDE: UMA COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33189Palavras-chave:
Imagem corporal. Estudantes de Ciências da saúde. Prática profissional.Resumo
Introdução: A imagem corporal é um importante componente da identidade pessoal. É a forma pela qual o corpo se apresenta para si próprio. Quando se apresenta para o indivíduo de forma ruim, torna-se um fator desencadeante para transtornos alimentares. Alguns grupos sofrem grande pressão social sobre sua imagem física, porque sua atuação está relacionada ao controle de peso ou imagem corporal. Estes são propícios a apresentarem insatisfação corporal e, assim, desenvolver transtornos alimentares. Estudantes da área de saúde configuram um dos grupos de risco. Objetivo: Avaliar a imagem corporal e sua correlação com o ambiente familiar deste público, considerando dois países, Brasil e Espanha. Metodologia: Trata-se de estudo analítico, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de um instrumento dividido em duas partes: dados de identificação, aspectos ligados à imagem corporal (Questionário de Imagem Corporal) e ambiente familiar (Escala de Ambiente Familiar). Resultado: A insatisfação com a imagem corporal atingiu 43,2% dos estudantes brasileiros e 47,0% dos espanhóis (p = 0,801), além da relação com diferentes fatores da escala de ambiente familiar. Conclusão: O estudo evidenciou a necessidade de se incluir avaliação de imagem corporal nas ações de promoção da saúde em grupos vulneráveis a distorções de imagem corporal.
DOI: 10.12957/demetra.2018.33189
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.