IDEALIZAÇÃO, MARCOS E TRAJETÓRIAS DE PESO EM MULHERES COM EXCESSO DE PESO: REFLEXÕES PARA O TRATAMENTO NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22510Palavras-chave:
Obesidade. Mulheres. Alterações de peso corporal. Perda de peso. Ganho de peso. DietaResumo
Este estudo exploratório teve o objetivo de compreender a idealização, os marcos e as trajetórias de peso de mulheres com excesso de peso que buscam o tratamento para emagrecer em ambulatório de nutrição. Para isso, comparou-se o peso aferido, o habitual e o desejado de 167 mulheres com excesso de peso atendidas ambulatoriamente em hospital terciário e também analisou-se as informações sobre as causas e a trajetória de alterações de peso registradas com detalhes em 31 prontuários. Os resultados mostraram que as pacientes chegaram ao serviço com obesidade grau II, que é superior ao referido como IMC habitual (obesidade grau I), e desejavam atingir o IMC classificado como sobrepeso. Ao analisar os marcos de ganho de peso foi visto que a maioria deles são eventos que promovem mudanças no contexto social e alimentar, como casamento, alteração na rotina de trabalho, gravidez, doença e problemas familiares. A flutuação de peso (efeito ioiô) em diferentes fases da vida foi recorrente nas descrições do histórico de peso. Majoritariamente, as pacientes (65,4%) relataram que anteriormente ao início do tratamento nutricional já haviam realizado dietas para perda de peso sem orientação profissional. Através das análises dos marcos e trajetórias de peso das pacientes é possível verificar uma grande diversidade de fatores que influenciam cada paciente em sua construção social do corpo. Desse modo, acredita-se que a investigação e o entendimento dessas informações podem favorecer a adesão ao tratamento nutricional no contexto clínico de estabelecimento de metas para perda de peso.
DOI: 10.12957/demetra.2016.22510
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.