MULHERES EM REVISTA: REPRESENTAÇÃO CORPORAL NO IMAGINÁRIO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.20765Palavras-chave:
corpo, imaginário, representação, anúncios, gêneroResumo
O objetivo foi analisar anúncios de alimentos e bebidas que contêm a figura corporal feminina veiculados nas revistas Seleções do Reader’s Digest, no período de 1944-1948, e Claudia, de 2004-2008. O foco foi dado à análise semiótica dos anúncios para compreender o imaginário social da figura feminina em dois momentos. Foram identificados 82 anúncios de alimentos e bebidas, sendo 33 de Seleções e 49 de Claudia. A representação corporal da mulher foi organizada em duas categorias: imagem multifuncional e percepção corporal. No imaginário dos anúncios de Seleções transitam dois tipos de mulher: “mulher tradicional” – dona de casa (37,5%), esposa (20,83%); e “mulher moderna” – alegre (37,5%), sensual (20%) – que representam apenas um modelo de mulher: a “rainha do lar”. Esses anúncios falam de relacionamentos, filhos e como agradar ao marido através da comida. Na revista Claudia, os mesmos papéis são executados, entretanto, constatamos um “avanço” no perfil mulher (35,21%) ao longo das décadas: uma mulher que aparece inserida no mercado de trabalho (9,86%), alegre (26,04%), de corpo mais saudável (22,92%) e belo (21,87%), com um padrão de estética e beleza exposto e/ou imposto pela sociedade. Além disso, observou-se um aumento da imagem de mãe (23,94%) nos anúncios, retratando a influência da mulher no consumo infantil. Portanto, podemos chamar a mulher dos dias atuais de “mulher hipermoderna”, que além de exercer os papéis sociais de mãe-esposa-dona de casa-mulher-profissional, passou a um estágio superior de modernização.
DOI: 10.12957/demetra.2016.20765
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.