OFERTA DE SÓDIO ORIUNDO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS EM RESTAURANTES INSTITUCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16779Palavras-chave:
alimentação coletiva, alimentos industrializados, almoço, cloreto de sódio, sal, sódioResumo
Em benefício da saúde dos indivíduos, o consumo de sódio per capita deve ser restringido. Para isso é importante, também, que os clientes de unidades de alimentação e nutrição (UAN) conheçam o que de fato têm em seus pratos, para que possam fazer suas opções. Objetivo: A pesquisa pretendeu descrever a oferta de sódio oriunda de alimentos industrializados em restaurantes institucionais no estado de São Paulo, tendo em perspectiva a sugestão da Organização Mundial da Saúde (OMS), de consumo diário inferior a 5g de cloreto de sódio, ou seja, 2g de sódio. Método: A partir dos documentos de controle de estoque de cada UAN, foram coletadas informações a respeito de produtos industrializados utilizados no período de 30 dias. A quantidade de sódio apurada foi resultante da multiplicação da informação contida nos rótulos dos alimentos industrializados por sua quantidade utilizada para a elaboração das preparações oferecidas em almoços. A partir dessa informação e do número de refeições servidas, foi apurada a quantidade média de sódio oferecida por esses produtos a cada cliente, por dia. A média foi comparada à sugestão da OMS. Resultados: O teor de sódio contido nos alimentos industrializados utilizados nas preparações fornecidas pelas UANs, na média, é muito maior do que o estimado para uma refeição-almoço, atingindo até o nível 2,5 vezes o valor recomendado pela OMS. Conclusão: Dado que todas as unidades avaliadas apresentaram resultados semelhantes, faz-se necessária a revisão das técnicas de preparo utilizadas na UAN, com revisão dos ingredientes usados nas preparações.
DOI: 10.12957/demetra.2016.16779
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.