“STAPLE FOOD” AND “CHILDREN’S FOOD”: FOOD CONSUMPTION BY BOLSA FAMILIA PROGRAM MEMBERS IN CURITIBA-PR, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16090Palavras-chave:
População de baixa renda, Programas de transferência de renda, Análise Qualitativa, Consumo de Alimentos, Comportamento alimentar.Resumo
O Programa Bolsa Família abrange aproximadamente 50 milhões de pessoas no Brasil, sendo considerado o maior programa de redistribuição de renda do mundo. Algumas pesquisas recentes têm revelado o consumo de novos alimentos e hábitos alimentares em decorrência do recurso acessado pelas famílias, cujas implicações são ambivalentes em termos de segurança alimentar. Neste sentido, este trabalho procurou investigar subjetividades e extrair núcleos de sentido presentes no discurso a respeito do consumo alimentar dos titulares do Programa Bolsa Família do Distrito Sanitário do Cajuru, em Curitiba-PR. Esta população foi escolhida através de amostragem aleatória estratificada proporcional com base no universo de inscritos no Programa residentes neste território. Em visitas domiciliares, coletaram-se depoimentos dos participantes, os dados quantitativos foram tabulados e realizadas as estatísticas descritivas. As subjetividades dos discursos foram reunidas em núcleos de sentido e problematizadas de acordo com achados empíricos e teóricos. Os resultados quali-quantitativos revelaram aumento do consumo de ultraprocessados, justificados pela compensação alimentar “das crianças” e atrelados à oposição ao “grosso” (básico), concomitantemente à percepção fragmentada sobre alimentos “não saudáveis” e a valorações positivas acerca da entrada no mundo do consumo de determinados produtos segundo perspectiva dos titulares de direito do Programa investigados.
DOI: 10.12957/demetra.2016.16090
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.