JAMIE OLIVER E A REVOLUÇÃO DOS ALIMENTOS: AS CONTRIBUIÇÕES DE UM COZINHEIRO PARA PENSAR EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.15470Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional. Culinária. Promoção da saúde.Resumo
A culinária pode ser utilizada como ferramenta para promoção de hábitos alimentares saudáveis. Desse modo, o trabalho objetivou conhecer os eixos que integram a prática profissional de Jamie Oliver enquanto cozinheiro que empreende educação alimentar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa considerando imagens e vídeos divulgados, respectivamente, no Instagram® e em seu canal no Youtube®, o Foodtube®, durante o mês de abril de 2013. As imagens paradas foram avaliadas pela Análise Semiológica, com elaboração de dois tipos de comentários. Os vídeos foram traduzidos e posteriormente submetidos à metodologia de Análise por Imagem em Movimento. Elaborou-se comentários em três níveis. Foram extraídas palavras-chave tanto das imagens quanto dos vídeos, as quais passaram por reagrupação para elucidar as categorias, que são: “cozinhar é um ato político”, “cozinhar é um ato contemporâneo”, “cozinhar expressa processos de singularização”. O teor político se deve à busca do bem comum por meio da alimentação. A contemporaneidade se traduz na aproximação e, ao mesmo tempo, no afastamento do ato de comer e do sistema que o permeia no tempo presente. Já a singularização é observada essencialmente nos novos conceitos divulgados pelo cozinheiro ao fazer educação alimentar. Conclui-se que para Oliver a comida é um patrimônio. A alimentação contemporânea acompanha as mudanças na sociedade, dialogando com as mesmas. Reitera-se a importância de a educação alimentar e nutricional convidar outros profissionais a seu campo de abrangência.
DOI: 10.12957/demetra.2016.15470
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.