PENSADORES DA ALIMENTAÇÃO: TRABALHADORES DEBATEM SUAS DIFICULDADES PARA INCORPORAR PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16789Palavras-chave:
Obesidade, Práticas Alimentares, Educação Alimentar e Nutricional, Promoção da Alimentação Saudável.Resumo
As doenças crônicas não transmissíveis têm sido a causa de mais da metade dos óbitos no mundo, tendo, dentre várias outras doenças associadas, a obesidade. Um dos fatores para o aumento da obesidade são as práticas alimentares não saudáveis, e o objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico educativo das dificuldades encontradas pelos funcionários do Hospital de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para incorporar práticas alimentares saudáveis no seu cotidiano. A alimentação envolve aspectos culturais, sociais, afetivos e sensoriais, fazendo com que as pessoas não se alimentem somente buscando nutrientes, mas também os significados dos alimentos escolhidos. Assim, uma intervenção de educação alimentar e nutricional deve incluir esses aspectos e também ser precedida por diagnóstico educativo, para cercar a questão da subjetividade humana intrínseca ao comer. Para traçar este diagnóstico educativo, foram dirigidas sessões de grupos focais, com os 14 sujeitos da pesquisa, visando obter os dados com base numa discussão focada em um tema específico. Como resultados podem-se elencar cinco categorias de dificuldades: “não há tempo”, “práticas alimentares arraigadas”, “falta de acesso a modos de vida saudáveis”, “o saboroso não é saudável” e “a dieta é sacrifício”. Portanto, as estratégias de educação alimentar nutricional devem ocorrer focadas no autocuidado, tendo a alimentação adequada como expressão de cidadania. Além disso, sugere-se que práticas de alimentação saudável sejam incentivadas e fomentadas no ambiente de trabalho.
DOI: 10.12957/demetra.2016.16789
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.