relativismo: um limiar a ser ultrapassado pelos alunos para que se tornem pensadores dialógicos e críticos

Autores

  • marie-france daniel Université de Montréal

Palavras-chave:

Dialogical Critical Thinking, Epistemology, Relativism, Inter-subjectivity, Philosophy for children

Resumo

Segundo várias instâncias internacionais como a UNESCO, o desenvolvimento de um pensamento critico (PC) é fundamental na educação das jovens gerações. De modo geral, o pensamento crítico é reconhecido como sendo um pensamento que duvida e que avalia os princípios e os fatos. Nós o definimos como um pensamento essencialmente dialógico , quer dizer construtivo e responsável. E nós estimamos que o seu desenvolvimento é essencial para ajudar os jovens a tomar decisões esclarecidas e a enfrentar adequadamente os desafios que constituem seu cotidiano. Nossas análises recentes das trocas entre alunos que beneficiam de uma praxis filosófica mostraram que o pensamento crítico dialógico (PCD) compreende quatro modos de pensamento (lógico, criativo, responsável e metacognitivo) e seis perspectivas epistemológicas que se escalam da mais simples (egocentrismo) à mais complicada (intersubjetividade), passando pelo relativismo. O relativismo é uma perspectiva sobre a qual convém demorar, pelo fato que uma maioria de intervenções de alunos se encontram nela. Ainda mais porque o relativismo carrega ao mesmo tempo um sentido positivo e um sentido negativo. Em sua acepção positiva, é associado à reflexão, à pluralidade, à tolerância mas, em seu sentido negativo (absoluto), ele remete às decisões arbitrárias, à indiferença e ao status quo. É por isso que nós sustentamos a ideia que o relativismo deve ser ultrapassado. Nessa ótica, propomos duas séries de questões abertas que visam provocar um desequilíbrio nas certezas dos alunos e, fazendo isso, a estimular sua reflexão em direção à intersubjetividade. Estas questões são associadas à diversificação dos modos de pensamento (lógico, criativo, responsável, metacognitivo) e às suas complexificações (passagem do egocentrismo ao relativismo e enfim à intersubjetividade).

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Biografia do Autor

marie-france daniel, Université de Montréal

Professeure titulaire, Department of Kinesiology Researcher, Groupe de recherche sur l'éducation éthique et l'éthique en l'éducation (GRÉÉ)

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Publicado

2013-08-22

Como Citar

DANIEL, Marie-france. relativismo: um limiar a ser ultrapassado pelos alunos para que se tornem pensadores dialógicos e críticos. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 43–62, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20668. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos