dar voz àqueles que não têm: montaigne e rancière, por uma emancipação pedagógica e filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2025.88964

Palavras-chave:

artes, comunidade, igualdade de inteligências, emancipação, experiências

Resumo

O ensino é muitas vezes concebido em termos de distribuição de posições, papéis e status: beneficiando-se da legitimidade e do reconhecimento da estrutura institucional, o professor se afirma na postura do erudito, enquanto o aluno se torna o ignorante, e os excluídos permanecem fora dos locais de saber. “Liberar o palco real do discurso” não significa simplesmente dar voz a eles, mas borrar a divisão de lugares, liberando a fala e os corpos daqueles que não tinham voz na questão. A emancipação consiste em trabalhar o desenvolvimento das habilidades práticas de cada indivíduo para envolver sua inteligência e colocá-la em ação. Essa é a premissa que foi experimentada e confirmada em meu trabalho docente. É em termos de igualdade de inteligências, de acordo com a expressão de Rancière, que temos de pensar na integração daqueles que não são ouvidos, não porque não tenham nada a dizer, mas porque nunca lhes foi dado um lugar adequado para falar. Os campos restritos de experiência, que são os workshops ou projetos colaborativos, têm a virtude de abrir gradualmente o espaço de uma comunidade de iguais.

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Biografia do Autor

martine gasparov, Sultzer

Professeure de philosophie dans l’École et Lycée des Métiers d'Art et du Design Elmad Auguste Renoir, Paris, France, est l'auteure avec l'illustratrice Emilie Boudet, de la toute nouvelle collection "Toute la philo en BD", publiée par La Boîte à Bulles et Belin Education.

Referências

Chapuy, N. (2024) La Démesure architecturale dans l’image de fiction (p. 14). Mémoire de licence de DNMADE.

Elster, J. (1986). Le Laboureur et ses enfants, Deux essais sur les limites de la rationalité. Les Éditions de Minuit.

Montaigne, M. (2009). Les Essais. Éditions Gallimard.

Pastorini, C. (2024). Se faire confiance. Gallimard.

Rancière, J. (1987). Le Maître ignorant, Cinq leçons sur l’émancipation intellectuelle. Fayard.

Rancière, J. (1989). Les mots de l’histoire; de Braudel à Michelet: la scène de l’historien. Les Conférences du perroquet, 20.

Publicado

2025-02-24

Como Citar

GASPAROV, Martine. dar voz àqueles que não têm: montaigne e rancière, por uma emancipação pedagógica e filosófica : . childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 21, p. 01–17, 2025. DOI: 10.12957/childphilo.2025.88964. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/88964. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossier: “philosophy with children across boundaries”