o adultocentrismo e as salas de aula das crianças: se você quer ensiná-los, precisa saber quem são

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.81006

Palavras-chave:

adultocentrismo;, didática da filosofia, ensino de filosofia, prática de estágio

Resumo

O artigo aborda o adultocentrismo acadêmico a partir da perspectiva da instrução e da prática de alunos em treinamento para se tornarem professores de filosofia, com base na experiência que adquirimos ao conduzir um seminário sobre a Didática da Filosofia para um programa acadêmico em Filosofia e Letras, no qual os alunos estão envolvidos na concepção, implementação e avaliação do material de aulas acadêmicas para instituições de ensino fundamental e médio. Após uma breve apresentação do contexto em que ocorre o ensino de filosofia e uma descrição da lógica e do horizonte que formam a base de nosso seminário, definimos e discutimos quatro maneiras específicas pelas quais o adultocentrismo permeia a preparação e o desempenho das aulas de filosofia para salas de aula com alunos entre 8 e 15 anos de idade: o adultocentrismo cognitivo, epistêmico, pedagógico e disciplinar, bem como algumas das maneiras que, como parte do seminário, os alunos e o instrutor desenvolveram para abordar e superar os problemas gerados pelo adultocentrismo. Ao final da discussão, uma nota autocrítica é incluída para mostrar os limites de nossas próprias práticas e fundamentos, assim como uma maneira de definir as novas abordagens e perspectivas necessárias para tratar tanto dos problemas que encontramos na base das práticas de ensino atuais, quanto de nossas próprias expectativas, métodos e maneiras de lidar com esses problemas junto dos nossos jovens colegas em treinamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alfano, M., & Sullivan, E. (2019). Negative Epistemic Exemplars. In S. Goguen & B. Sherman (Eds.), Overcoming Epistemic Injustice: Social and Psychological Perspectives. Rowman & Littlefield.

Anderson, L., & Krathwohl, D. (Eds.). (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom's taxonomy of educational objectives. Longman.

Ansari, D., König, J., Leask M., & Tokuhama-Espinosa, T. (2017). Developmental Cognitive Neuroscience: implications for Teacher’s Pedagogical Knowledge. OECD.

Benito, R. Consecuencias del maltrato infantil para el neurodesarrollo y su impacto en el entorno escolar. Journal of Neuroeducation, 4(1), 7–20. doi: 10.1344/joned.v4i1.42378

Bloom, B. S., Engelhart, M. D., Furst, E. J., Hill, W. H., & Krathwohl, D. R. (1956). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals (Vol. 1). David McKay Company.

Dehaene, S. (2020). How We Learn: The New Science of Education and the Brain. Penguin

Dewey, J. (1916). The Middle Works of John Dewey, Volume 9, 1899-1924 (J. A. Boydston, Ed.).. Board of Trustees Southern Illinois University.

Duarte, C. (2012). Sociedades adultocéntricas: sobre sus orígenes y reproducción. Ultima década, 20(36), 99–125. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362012000100005

Ejera, P. (2020). Mapping identity prejudice: locations of epistemic injustice in philosophy for/with children. Childhood & Philosophy, 16(36), 1–25.

Eslava, E. (2022a). En búsqueda del aprendizaje perdido. Una fábula educativa en tiempos de pandemia. Cuadernos de Filosofía Latinoamericana, 43(126), 69–109. https://doi.org/10.15332/25005375

Eslava, E. (2022b). ¿Es retirar la filosofía de las escuelas un acto de injusticia epistémica? Universitas Philosophica, 39(79), 209–235. DOI: 10.11144/Javeriana.uph.39-79.rfie

Eslava, E. (2022c). Controversias científicas y desarrollo curricular: Puntos de encuentro para la promoción de diálogos sobre filosofía natural. In L. Duque & G. Guerrero (Eds.), Controversias científicas y desarrollo curricular: puntos de encuentro para la promoción de diálogos sobre filosofía natural (pp. 219–239). Universidad del Valle.

Eslava, E. (2022d). Humanos, humanismos y humanidades: en busca de una educación prospectiva. In H. Herrera, et al. (Eds.), Actualidad y defensa de la filosofía (pp. 29–50). Editorial Universidad del Rosario.

Espinel, O., & Pulido Cortés, O. (2017). Enseñanza de la filosofía. Entre experiencia filosófica y ensayo. Universitas Philosophica, 34(69), 121–142. https://doi.org/10.11144/Javeriana.uph34-69.efee

Florio, E., Caso, L., & Castelli, I. (2022). Detrimental educational practices deemed as culturally acceptable: Adultcentrism and Black Pedagogy in Italian primary schools. In Social Psychology of Education (Vol. 25, Issue 1). Springer Netherlands. https://doi.org/10.1007/s11218-021-09676-1

Fricker, A. (2007). Epistemic Injustice. Power and the Ethics of Knowing. Clarendon Press.

Fuhrmann, D., Knoll, L. J., & Blakemore, S.-J. (2015). Adolescence as a sensitive period of brain development. Trends in Cognitive Sciences, 19(10), 558–566.

Hackman, D. A., Farah, M. J., & Meaney, M. J. (2010). Socioeconomic status and the brain: mechanistic insights from human and animal research. Nature Reviews Neuroscience, 11, 651–659.

Hinton, E. A., Li, D. C., Allen, A. G., & Gourley, S. L. (2019). Social isolation in adolescence disrupts cortical development and goal-dependent decision making in adulthood, despite social reintegration. eNeuro, 6(5), ENEURO.0318-19.

Hayes, D. (2015, July 16). “Philosophy for Children” Isn’t Real Philosophy. Spiked. http://www.spiked-online.com/newsite/article/philosophy-for-children-isnt-real-philosophy/17193.

Haynes, J. (2008). Children as Philosophers. Routledge.

Hershovittz, S. (2022) Nasty, brutish and short. Adventures in Philosophy with kids. Penguin Random House.

Hoyos, D. (2010). Filosofía para niños y lo que significa una educación filosófica. Discusiones Filosóficas, 11(16), 149–167.

Hunt, C., Borgida, E., Lavine, H. (2012). Social Cognition. In V. S. Ramachandran (Ed.), Encyclopedia of Human Behavior (2nd ed., pp. 456–462). Academic Press. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375000-6.00331-1

Kitchener, R. (1990). Do Children Think Philosophically? Metaphilosophy, 21(4), 416–431.

Knoll, L. J., Magis-Weinberg, L., Speekenbrink, M., & Blakemore, S.-J. (2015). Social influence of risk perception during adolescence. Psychological Science, 26(5), 583–592.

Kohan, W. O. (2014). Philosophy and Childhood: Critical Perspectives and Affirmative Practices. Palgrave Macmillan.

Kohan, W. O. (2015). Childhood, Education and Philosophy: New Ideas for an Old Relationship. Routledge.

Kohan, W. O., & Weber, B. (Eds.). (2020). Thinking, Childhood, and Time: Contemporary Perspectives on the Politics of Education. Lexington.

Ladino, W., & Castellanos, E. (2022). philosophical camp: playful experience of thinking with childhood. Childhood & Philosophy, 18, 1–20 https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67275

Lay-Lisboa, S., Armijo-Rodríguez, F., Calderón-Olivares, C., Flores-Acuña, J., & Mercado-Guerra, J. (2022). Radiografías del adultocentrismo en el espacio educativo: tensiones frente al protagonismo de las infancias. Revista Electrónica Educare, 26(3), 463–489. https://dx.doi.org/10.15359/ree.26-3.26

Lipman, M., & Sharp, A. M. (1978). Some Educational Presuppositions of Philosophy for Children. Oxford Review of Education, 4(1), 85–-90.

Lipman, M. (1990). Response to Professor Kitchener. Metaphilosophy, 21(4), 432–433.

Lipman, M., Sharp, A. M., & Oscayan, F. (2002). La filosofía en el aula. Ediciones La Torre.

Lipman, M. (2003). Thinking in Education. Cambridge University Press.

Lone, J. M. (2019) Philosophical thinking in childhood. In A. Gheaus, G. Calder & J. D. Wispelaere (Eds.), The Routledge handbook of the philosophy of childhood and children. Routledge Taylor & Francis

Lone, J. M., and Burroughs, M. (eds.) 2016. Philosophy in Education: Questioning and Dialogue in Schools. Rowman & Littlefield.

Matthews, G. (1980). Philosophy and the Young Child. Harvard University Press.

Matthews, G. (1984). Dialogues with Children. Harvard University Press.

Matthews, G. (1994). Philosophy of Childhood. Harvard University Press.

Mariño Diaz, L. A., Pulido Cortés, O., & Morales Mora, L. M. (2016). Actitud filosófica, infancia y formación de maestros. Praxis & Saber,7(15), 81-101.

Simpson, E. (1972). Educational objectives in the psychomotor domain. Gryphon House.

Smith, J. E. (2016). The philosopher. A history in 6 types. Princeton and Oxford. Princeton University Press.

Suárez M., Pulido, O. (Eds.). (2021). Diagramas y Polifonías. Experiencias de Pensamiento. Editorial UPTC.

Walker, M. (2019). Why epistemic justice matters in and for education. Asia Pacific Education Review, 20, 161–170. https://doi.org/10.1007/s12564-019-09601-4

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

ESLAVA, Edgar. o adultocentrismo e as salas de aula das crianças: se você quer ensiná-los, precisa saber quem são. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 20, p. 01–22, 2024. DOI: 10.12957/childphilo.2024.81006. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/81006. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossier: "confronting adultcentrism in educational philosophies and institutions"