deontologia educacional na comunidade de investigação filosófica
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.45955Palavras-chave:
crianças, comunidade de investigação filosófica, deontologia educacional, responsabili-dadeResumo
O artigo tem como objetivo oferecer uma perspectiva pedagógica como parte do debate sobre práticas filosóficas com crianças, referindo-se particularmente a questões de deontologia educacional que surgem quando ocorrem perguntas "desconfortáveis" (mas não apenas). Muitas das perguntas que surgem durante as sessões filosóficas (ou às vezes individualmente, no final da sessão e “fora da fronteira da comunidade”) são deixadas sem resposta, sendo percebidas como desconfortáveis. Nossa reflexão é sobre o que a deontologia educacional exige para lidar com o desafio que esse tipo de questão traz. Partindo do conceito de deontologia proposto pela pedagoga Mariagrazia Contini e adotando a ideia de Jana Mohr Lone de conforto das crianças com a incerteza, o artigo oferece uma discussão sobre o que entendemos por responsabilidade educacional ao assumir a tarefa de facilitar uma comunidade de investigação filosófica com crianças. O artigo conclui que o facilitador deve estar presente, atento, capaz de ouvir bem. Ela/ele deve ser um modelo, um bom exemplo para a comunidade: disponível para ouvir e responder, respeitoso, sensível, capaz de mudar de ideia e humilde. Além disso, um facilitador deve ser treinado para um pensamento flexibilizado: ele/ela precisa estar bem ciente de seus esquemas cognitivos, das premissas de seu conhecimento, dos paradigmas sociais e culturais a que se refere. Todo esse “plano de fundo tangível” precisa ser explicitado para estar ciente dos quadros que moldam cada ação educativa.
Downloads
Referências
Arendt, Hannah. 1958. The human condition. Chicago: University of Chicago press.
Arendt, Hannah. 2018. Thinking without a banister: essays in understanding, 1953-1975. New York: Schocken.
Banfi, Antonio. 1943. Per un razionalismo critico. Como: Marzorati.
Banfi, Antonio. 1953. La crisi dell'uso dogmatico della ragione. Milano: Bocca.
Bateson, Gregory. 2000 [1972]. Steps to an ecology of mind: collected essays in anthropology, psychiatry, evolution, and epistemology. Chicago, Illinois: University of Chicago Press.
Bertin, Giovanni Maria. 1995. Educazione alla ragione. Lezioni di pedagogia generale. Roma: Armando.
Bertin, Giovanni Maria, Contini, Mariagrazia. 2004. Educazione alla progettualità esistenziale. Roma: Armando editore.
Cavell, Stanley. 1979. The claim of reason: Wittgenstein, skepticism, morality, and tragedy. Oxford: University Press.
Chetty, Darren, Suissa, Judith. 2017. No go areas’: Racism and discomfort in the community of inquiry in Maughn Rollins Gregory, Haynes Joanna, Murris Karin, The Routledge International Handbook of Philosophy for Children. London: Routledge, 11-18.
Clinton, Golding. 2012. “The Teacher as Guide: A conception of the inquiry teacher”. Educational Philosophy and Theory, 45, 1, 91-110.
Contini, Mariagrazia. 2014. L'impegno per una resistenza pedagogica: tra riflessività e deontologia in Contini, Mariagrazia, Demozzi, Silvia, Fabbri, Maurizio, Tolomelli, Alessandro. Deontologia pedagogica. Riflessività e pratiche di resistenza. Milano: Franco Angeli, 13-45.
Dewey, John. 1916. Democracy and Education. An Introduction to the Philosophy of Education. London: Macmillan
Freire, Paolo. 1971. La pedagogia degli oppressi. Milano: Mondadori.
Gregory, Maughn Rollins, Laverty Megan Jane. 2018. In community of inquiry with Ann Margaret Sharp. London: Childhood, philosophy and education, Routledge.
Gregory, Maughn Rollins. 2004. “Practicing democracy: Social intelligence and philosophical practice”. International Journal of Applied Philosophy, 18(2), 163-176.
Gregory, Maughn Rollins. 2007. “Normative dialogue types in philosophy for children”. Gifted Education International, 22(2-3), 160-171.
Gregory, Maughn. 2011. “Philosophy for Children and its Critics: A Mendham Dialogue”. Journal of Philosophy of Education, Vol. 45 (2): 199-219.
Heidegger, Martin. 2010 (1927). Sein und Zeit. Berlin: Oldenbourg Verlag.
Kennedy, David. 2004. “The role of a facilitator in a community of philosophical inquiry”. Metaphilosophy, 35(5), 744-765.
Kizel, A. 2016. “Philosophy with children as an educational platform for self-determined learning”. Cogent Education, 3(1), 1244026.
Kohan, Walter. 2014. Philosophy and Childhood: critical perspectives and affirmative practices. US: Palgrave Macmillan.
Lipman, Matthew. 1967. What Happens in Art. New York: Appleton Century Crofts.
Lipman, Matthew. 1991. Thinking in education. New York: Cambridge University Press.
Lipman, Matthew. 1995. “Moral Education higher-order Thinking and Philosophy for Children”. Amsterdam: Early Child Development and Care, vol. 107, pp.61-70, Overseas Publishers Association.
Lipman, Mattwhes 2008. A Life Teaching Thinking. Montclair, NJ: Institute for the Advancement of Philosophy for Children.
Lone, Jana Mohr. 2011. “Questions and the community of philosophical inquiry”. Childhood & philosophy. 7(13), 75-89.
Michaud, Olivier, Välitalo, Riku. 2017. Authority, democracy and philosophy: the nature and role of authority in a community of philosophical inquiry in Gregory Maughn Rollins, Haynes Joanna, Murris Karin, The Routledge International Handbook of Philosophy for Children. London: Routledge, 27-33.
Murris, Karin. 2000. “The role of the facilitator in philosophical inquiry”. Thinking: The journal of philosophy for children, 15(2), 40-46.
Resnick, Lauren. 1987. Education and Learning to Think. Whashington DC.: National Academy Press.
Rorty, Richard. 1989. Contingency, Irony, and Solidarity. Cambridge: Cambridge University Press.
Sharp, Anne Margareth. 1987. “What is a ‘Community of Inquiry'?”. Journal of Moral Education, 16(1): 37-45.
Sharp, Ann Margareth. 1991. “The community of inquiry: Education for democracy”. Thinking in education, The journal of philosophy for children, 9(2), 31-37.
Splitter, Laurance, & Sharp, Ann Margareth. 1995. “Teaching for better thinking: the classroom community of inquiry”. Australian Council for Educational Research, Ltd., 19 Prospect Hill Rd.
Van Manen, Max. 2016. Pedagogical tact: Knowing what to do when you don’t know what to do. Abingdon-on-Thames: Routledge.
Vansieleghem, Nancy. 2005. “Philosophy for children as the wind of thinking”. Journal of Philosophy of Education, 39(1): 19-35.