repensando o consenso na comunidade de investigação filosófica: um plano de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42559Palavras-chave:
comunidade de investigação filosófica, consenso, meta-consenso, progresso filosófico, filosofia para criançasResumo
No trabalho com Filosofia para Crianças (P4C), o consenso é frequentemente considerado como algo que se deve evitar. Pesquisadores acreditam que o consenso destituiria alguns ideais da Filosofia para Crianças, como liberdade, inclusão e diversidade. Este artigo visa contrariar ou contradizer tais suposições, através da tese de que estes pesquisadores de Filosofia para Crianças tendem a focar em um conceito estreito ou universal de “consenso”, ignorando diversas formas de consenso, especialmente o que Niemeyer e Dryzek (2007) chamam de meta-consenso. Meta-consenso não se trata de uma busca por um consenso universal, mas sim do processo pelo qual as pessoas alcançam diversas formas de consenso não-universais, como a concordância com o valor da visão normativa do oponente ou a concordância com o nível de aceitação deles próprios em relação ao ponto de vista do oponente. Este artigo sustenta a tese de que este meta-consenso é uma peça importante na composição do que Clinton Golding (2009) chama de “progresso filosófico”, que por sua vez é o elemento essencial que faz de uma investigação filosófica.Em outras palavras, sem meta-consenso e progresso filosófico, uma investigação não passa de mero debate ou uma conversa antagonística. A partir de um exemplo de Filosofia para Crianças realizado com estudantes japoneses, este texto mostra como metaconsenso é alcançado pela comunidade de investigação filosófica e como ele contribui para tornar essa investigação realmente filosófica.Downloads
Referências
BIESTA, G. Leaning democracy in school and society. Rotterdam: Sense Publishers, 2011.
BURGH, G. Democratic pedagogy. Journal of Philosophy in Schools. 1(1), 22-45, 2014.
BURGH, G., FIELD, T., & FREAKLEY, M. Ethics and the community of inquiry: Education for deliberative democracy. Cengage Learning Australia, 2006.
CASSIDY, C., MARWICK, H., DEENEY, L., & MCLEAN, G. Philosophy with children, self-regulation and engaged participation for children with emotional-behavioural and social communication needs. Emotional and Behavioural Difficulties, 23 (1), 81-96, 2018.
COHEN, J. Deliberation and democratic legitimacy. In J. BOHMAN & W.
REHG. (Eds.) Deliberative democracy: Essays on reason and politics. Massachusetts: The MIT Press, 1997.
DUNLOP, L. P4C in science education. In B. ANDERSON. (Ed) Philosophy for children: Theories and praxis in teacher education (pp. 72-81). London: Routledge, 2017.
GARDNER, S. Inquiry is no mere conversation (or discussion or dialogue): Facilitation of inquiry is hard work! Analytic Teaching, 16 (2), 102-111, 1996.
GOLDING, C. That’s a better idea! Philosophical progress and Philosophy for Children. Childhood and Philosophy. 5 (10), 223-269, 2009.
GOLDING, C. We made progress: Collective epistemic progress in dialogue without consensus. Journal of Philosophy of Education, 47 (3), 423-440, 2013.
HABERMAS, J. The theory of communicative action Vol1: Reason and the rationalization of society. T. McCarthy (trans.). Boston: Beacon, 1984.
LIPMAN, M. Thinking in education. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
LO, J. C. Empowering young people through conflict and conciliation: Attending to the political and agonism in democratic education. Democracy & Education 25 (1), 1-9, 2017.
MAKAIAU, A. S. The philosophy for children Hawaii approach to deliberative pedagogy: A promising practice for preparing pre-service social studies teachers in the college of education. Analytic Teaching and Philosophical Praxis. 36 (1), 1-7, 2016.
NIEMEYER, S., & DRYZEK, J. S. The ends of deliberation: Meta-consensus and inter-subjective rationality as ideal outcomes. Swiss Political Science Review 13 (4), 497-526, 2007.
NISHIYAMA, K. Enabling children’s deliberation in deliberative systems: Schools as a mediating space. Journal of Youth Studies. 22 (4), 473-488, 2018.
RAWLS, J. Political liberalism. New York: Columbia University Press, 1996.
RUITENBERG, C. W. Educating political adversaries: Chantal Mouffe and radical democratic citizenship education. Studies in Philosophy & Education, 28 (3), 269-281, 2009.
SAMUELSSON, M. Education for deliberative democracy: A typology of classroom discussions. Democracy and Education, 24(1), 1-9, 2016.
SAMUELSSON, M. Education for deliberative democracy and the aim of consensus. Democracy & Education, 26 (1), 1-9, 2018.
ŠIMENC, M. Citizenship education, philosophy for children, and the issue of participation. Journal of Contemporary Education Studies. 5, 10-26, 2009.
TODD, S. Living in a dissonant world: Toward an agonistic cosmopolitics for education. Studies in Philosophy & Education. 29, 213-228, 2010.
TSUCHIYA, Y. Philosophy for Children as education for reasonable thinkers: From the perspective of intellectual virtue education. Ph.D. dissertation submitted to Rikkyo University in Japan, 2018 [written in Japanese]