a filosofia com crianças como experiência transformadora. uma proposta em organizações sem fins lucrativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42276

Palavras-chave:

experiência da vida, filosofia para/com crianças, lipman, romano, zambrano.

Resumo

Os benefícios da implementação da metodologia de Filosofia com/para Crianças são evidentes; no entanto, uma ênfase excessiva nas habilidades de pensamento crítico provoca fragilidades em sua aplicação em grupos em risco de exclusão social. Essas pessoas requerem uma transformação profunda, e não apenas uma maneira melhor de pensar. Este problema se deve à dissonância cognitiva provocada quando se trabalha apenas com dimensões discursivas: os participantes das sessões podem aprender a dar boas respostas sem que isso se materialize fora dos encontros filosóficos. Uma maneira de lidar com essa limitação é projetar uma razão experiencial, parcialmente inscrita no pensamento cuidadoso de Mathew Lipman (2003, pp. 261-270). Se a experiência da vida determina a construção identitária das crianças (Romano, 2012; Nishida, 1995; Zambrano, 1995), é crucial investigar seu significado e como ela se articula. Portanto, uma Filosofia Experiencial com Crianças, foco deste artigo, não se concentra exclusivamente no trabalho discursivo enraizado no pensamento crítico. Ela é baseada em três pilares: (1) a criação de exercícios experimentais, (2) a promoção de disposições que incentivem o poder transformador destes e (3) o desenho de cenários e metáforas experimentais que promovam a obtenção de verdades transformadoras. Este artigo descreve as limitações da abordagem cognitiva do trabalho filosófico com crianças, resume as bases da experiencialidade e acrescenta um breve anexo sobre o trabalho realizado na Universidade de Sevilha em algumas associações sem fins lucrativos, tal como o Projeto Maparra de Cáritas.

Biografia do Autor

josé barrientos-rastrojo, Universidad de Sevilla

Profesor Titular de Tiempo Completo en el Departamento de Metafísica y Corrientes Actuales de la Filosofía, Ética y Filosofía Política

Referências

Autores varios, Experiencia de la vida, Alianza, Madrid, 1966.

ANDERS, V. (ed.): Etimologías de Chile, Santiago de Chile, 2001-2019, recuperado de http://etimologias.dechile.net/PIE/?per-5, último acceso 27 de abril de 2009.

ANTONOV, V. (ed.): Tao Te Ching, Lulú, Ontario, 2008.

ANTÓN PACHECO, J.A.: El ser y los símbolos, Mandala, Madrid, 2010.

ARRIANO: Disertaciones por Arriano, Gredos, Madrid, 1993.

BARRIENTOS-RASTROJO, J.: “Abrir preguntas esenciales como quehacer del maestro. De la quiebra de la pedagogía bancaria de Freire a la pregunta esencial gadameriana y al saber de la experiencia zambraniana”, Diálogo filosófico, 2013(86), pp. 325-352.

BARRIENTOS-RASTROJO, J.:“An Experience workshop with groups. Theory and practice” en Weiss, M.N. (ed). The Socratic handbook, Lit Verlag, Zürich, 2015, pp. 375-383.

“El rostro de la experiencia desde la marea orteguiana y zambraniana”, Revista Endoxa, revista de la Facultad de Filosofía de la UNED, 2010, número 25, pp. 279-314.

BARRIENTOS-RASTROJO, J.:“La experiencialidad como respuesta a la tendencia analítica de la filosofía para niños”, Childhood&Philosophy, 12 (25), 2016, pp. 519-542.

BARRIENTOS-RASTROJO, J.: “La fisiología del saber de la experiencia y los frutos de su posesión”, Themata, número 44, 2011, pp. 79-96.

BARRIENTOS-RASTROJO, J.:“La obcecación creencial y su tratamiento por medio de la comun(ica)ción experiencial y de la palabra invocadora”, Ilu, 23, 2018, pp. 13-30.

BARRIENTOS-RASTROJO, J.: Los símbolos desfallecidos, Analogía Filosófica, número especial 36, México DF, 2015.

CARRERAS, C.: “Filosofía para Niños: el desarrollo global de la habilidades de pensamiento” en Barrientos-Rastrojo, J.: Filosofía para niños y capacitación democrática freiriana, Liber Factory, Madrid, 2013, pp. 91-113.

COMTE-SPONVILLE, A.: El amor. La soledad, Paidós, Barcelona, 2000.

BENJAMIN, W.: Discursos interrumpidos I, Taurus, Madrid, 1973.

BRENIFIER, O.: Filosofar como Sócrates, Diálogo, Valencia, 2011

La práctica de la filosofía en la escuela primaria, Diálogo, Valencia, 2012.

DE PUIG, I. – SÁTIRO, A.: Jugar a pensar. Recursos para aprender a pensar en educación infantil (4-5 años), Octaedro-SEP, Puebla, 2008.

DEWEY, J.: Arte como experiencia, Paidós, Barcelona, 2008.

ECHEVERRÍA, E.: Filosofía para niños, SM, México DF, 2006.

ESQUIROL, J.M.: La resistencia íntima, Acantilado, Barcelona, 2015.

GADAMER, H.G.: La actualidad de lo bello,Paidós, Barcelona, 1991.

GADAME, H.G: Verdad y método I, Sígueme, Salamanca, 2000.

HUME, D.: La norma del gusto y otros ensayos, Ediciones 69, Barcelona, 1989.

JAMES, W.: Las James, W.: Las variedades de la experiencia religiosa, Península, Barcelona, 1994.

JAUSS, H.R.: Pequeña apología de la experiencia estética, Paidós, Barcelona, 2002.

KOHAN, W.: El maestro inventor, Ediciones del Solar, Caracas, 2016.

KOHAN, W.:Infancia y filosofía, Progreso, México DF, 2009.

KOHAN, W.:Viajar para vivir: ensayar, Dávila, Buenos Aires, 2015.

KOHAN, W. – WAKSMAN, V.: Filosofía para Niños. Aportes para el trabajo en clase, Noveduc, Buenos Aires, 2000.

LARROSA, J.: Tremores, Autêntica, Belo horizonte, 2014.

LIPMAN, M.: Philosophy goes to school, Temple University Press, Philadelphia, 1988.

LIPMAN, M.: Thinking in education, Cambridge University Press, Cambridge, 2003.

LIPMAN, M. - SHARP, A. - OSCANYAN, F.S.: La filosofía en el aula, Ediciones de la Torre, Madrid, 1998.

MENDONÇA, D.: Brincar a pensar. Manual de filosofía para crianças, Plátano, Lisboa, 2011.

NISHIDA, K.: Indagación sobre el bien, Gedisa, Madrid, 1995.

ORTEGA Y GASSET, J.: Obras completas 5, Alianza, Madrid, 1994a.

Obras completas 8, Alianza, Madrid, 1994b.

PANIKKAR, R.: Iconos del misterio. La experiencia de Dios, Península, Barcelona, 2001.

ROMANO, C.: El acontecimiento y el mundo, Sígueme, Salamanca, 2012.

SÁNCHEZ ALCÓN, J.M.: Pensamiento libre para personas con discapacidad intelectual, Pirámide, Madrid, 2011.

TORRE, J.M de la: “Experiencia cristiana y expresión estética en los sermones sobre el Cantar de los cantares” en San Bernardo: Obras completas de San Bernardo V. Sermones sobre el Cantar de los cantares, BAC, Madrid, 1987, pp. 3-75.

YALOM, I.: Quando Nietzsche Chorou, Saída de Emergencia, Parede, 2007.

ZAMBRANO, M.: La confesión: género literario, Siruela, Madrid, 1995.

Publicado

2019-06-11

Como Citar

barrientos-rastrojo, josé. (2019). a filosofia com crianças como experiência transformadora. uma proposta em organizações sem fins lucrativos. Childhood & Philosophy, 15, 01–28. https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42276

Edição

Seção

dossiê: investigação filosófica com crianças: novas vozes