foucault e as infâncias incendiárias: experiências de outras verdades e de outras heterotopias

Autores

  • alexandre filordi de carvalho Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.23345

Palavras-chave:

infâncias, verdades, heterotopias, infâncias heterotópicas, Foucault

Resumo

Considerando Incêndios (MOUAWAD, 2013) como um fazer ficcional no sentido proposto por Foucault (1994) para o fazer história, o texto tem por objetivo geral investigar como um conjunto de experiências heterotópicas pode suscitar um conjunto de problematizações acerca das filiações histórica das infâncias com as verdades. Para tanto, o texto percorre dois momentos. No primeiro, investiga a problemática questão do nascimento das verdades (NIETZSCHE, 2001; FOUCAULT, 2006), visando provocar uma interferência nos vínculos com as verdades, a partir de outras experiências, para se pensar a infância numa dimensão plural, eivada de e por outras histórias. A seguir, o texto foca no aspecto de uma construção nocional das infâncias como heterotopias (FOUCAULT, 2009), destacando alguns alcances e algumas consequências desta abordagem para as experiências das infâncias contemporâneas. Destacam-se, neste sentido, o direito à infância, a singularidade dos mundos das infâncias e a dimensão micro revolucionária de cada infância como campos problematizadores na elaboração de um duplo exercício. De um lado, trata-se de mostrar como a temática da infância se atualiza como problematização política e, de outro lado, como é urgente a produção de outras políticas para as infâncias. Ao cabo, o texto propõe nomear de infâncias incendiárias aquelas capazes de se realizarem com outras verdades e outras histórias, isto é, com suas próprias heterotopias, fazendo desta questão algo contemporâneo

Biografia do Autor

alexandre filordi de carvalho, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Educação

Filosofia da Educação

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Publicado

2016-06-25

Como Citar

carvalho, alexandre filordi de. (2016). foucault e as infâncias incendiárias: experiências de outras verdades e de outras heterotopias. Childhood & Philosophy, 12(23), 65–86. https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.23345

Edição

Seção

dossiê