a significatividade teórica e pedagógica da novela filosófica e da filosofia para/com crianças: introdução ao problema especial da novela filosófica para crianças

Autores

  • darryl matthew de marzio University of Scranton

Palavras-chave:

Philosophical Novel, Matthew Lipman, Philosophical Curriculum, Narrative

Resumo

Neste artigo proponho uma introdução para o número especial sobre as novelas filosóficas para crianças assinalando uma lacuna no campo teórico da filosofia para/com crianças. Sugiro a necessidade de mais investigação sobre esse tema porque constitui uma peça central no programa de estudos de Filosofia para Crianças desde uma visão lipmaniana. Descrevo a gênesis da ideia de este número especial que surgiu pela primeira vez de uma série de perguntas e experiências que encontrei enquanto trabalhava com as novela filosóficas de Lipman, em seguida a travès da exploração escolar do modelo teórico das novelas filosóficas para crianças de Lipman e culminou com a apresentação de vários dos artigos publicados aquí, em um simpósio especial sobre a novela filosófica num encontro da Associação Filosófica dos Estados-Unidos. Concluo com um adiantamento dos artigos desse número, destacando uma série de temas e preocupações compartilhados.

Biografia do Autor

darryl matthew de marzio, University of Scranton

Assistant Professor, Education Department University of Scranton President, Middle Atlantic States Philosophy of Education Society

Downloads

Publicado

2015-06-19

Como Citar

de marzio, darryl matthew. (2015). a significatividade teórica e pedagógica da novela filosófica e da filosofia para/com crianças: introdução ao problema especial da novela filosófica para crianças. Childhood & Philosophy, 11(21), 11–22. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20712

Edição

Seção

número especial