melhorando a compreensão das sensações e as habilidades sociais na primeira infância através da filosofia para crianças
Palavras-chave:
emotion comprehension, social competence, Philosophy for Children, intervention programsResumo
A relação entre a compreensão das emoções e a competência social desde a primeira idade foi acordada em numerosos estudos no campo da psicologia do desenvolvimento. O conhecimento da emoção na infância parece ter suas raízes nas conversações e explicações acerca do que as crianças escutam sobre o que são as emoções e sobre como gerencia-las. Dado que as intervenções sobre a conduta no mínimo não conseguem melhoras ou generalizar-se desde outros contextos a médio prazo, este estudo avalia os resultados de uma intervenção com o programa Pensando as emoções. Este programa utiliza a Filosofia para Crianças (FpC) como forma de trabalho e tem por base na ideia de que a reflexão e o diálogo entre pares é uma das maneiras mais eficazes para interiorizar conhecimentos significativos. O programa foi aplicado durante um ano escolar em duas aulas de pré-escolar (uma turma de 4 anos de idade e uma turma de 5 anos de idade). As comparações das medições de pré e post-tratamento nos grupos de controle (N = 28) e experimental (N = 32) mostram melhoras significativas na compreensão da emoção e a competência social nos de 4 anos de idade.Downloads
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Publicado
2013-08-22
Como Citar
GIMÉNEZ-DASÍ, Marta; QUINTANILLA, Laura; DANIEL, Marie-france. melhorando a compreensão das sensações e as habilidades sociais na primeira infância através da filosofia para crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 63–89, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20669. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos