método de análise dialógico da progressão do pensar conceitualmente em filosofia para crianças

Autores

  • samuel léo heinzen Léo Heinzen
  • jean ducotterd
  • anne-claude hess

Palavras-chave:

méthode, interlocution, formalisation

Resumo

Identificar a progressão do pensar, dentro da prática e da aprendizagem do filosofar, constitui uma preocupação inerente a toda aplicação metodológica no campo da filosofia para crianças. Primeiramente, do ponto de vista do método, é exigido para sua validade constitutiva basear-se sobre estruturas paradigmáticas fundadoras que sejam capazes de garantir sua essência mesma, isto é, sua aplicabilidade. As exigências teórica e prática integram-se para demandar juntas um instrumento que identifique o progresso do processo de pensamento, que seja impregnado tanto de uma concepção dinâmica do pensar, quanto de uma concepção prática do aprender a pensar. O conflito dialético permite estruturar esta progressão. Ele é parte essencial tanto dos fundamentos de Lipman do ensino de filosofia para crianças, quanto do socioconstrutivismo, ambos são indissociáveis da lingüística pragmática. Essa postura pragmática federal faz desse conflito o elemento privilegiado da construção de um instrumento que seja capaz de criar uma contagem do progresso do pensar no processo de aprendizagem na comunidade de investigação. A partir disso, torna-se possível conceber uma estrutura tanto metodológica quanto conceitual que considere o conflito dialético em solidariedade com o próprio pensamento dialético, que se revela aporético. A aprendizagem do pensar é, portanto, colocada em ressonância com o exercício do pensar, este mesmo produzido pela linguagem na comunidade de interlocução. A análise interlocutória do progresso do pensar conceitual na filosofia para crianças pode, então, sobre esta base, permitir a construção de um método que, se é esquematizado formalmente, pode ser apropriado para assumir a coesão fundada pelo conflito dialético. A esquematização de uma progressão dialética aparece, portanto, como um instrumento que permite a identificação do processo constitutivo do pensar conceitual. Essa esquematização se compõe de um sistema de cotação que sinaliza os denominadores comuns que constituem a possibilidade mesma do pensar : o uno e o múltiplo, a identidade e a diferença, o relativo e o absoluto e, enfim, a parte e o todo. Este primeiro postigo apresenta esse instrumento esquemático, primeiramente expondo seus processos constitutivos, depois desenvolvendo seu protocolo operacional, e, por fim, termina com um exemplo de aplicação. Ele prefigura uma aplicação mais generalizada que aponte uma metodologia que satisfaça a solidariedade de suas exigências fundadoras.

Biografia do Autor

samuel léo heinzen, Léo Heinzen

responsable de l'Unité d'Enseignement et de Recherche Communication Philosophie de la Haute Ecole Pédagogique de Fribourg (Suisse)

jean ducotterd

membre de l'Unité d'Enseignement et de Recherche Communication Philosophie de la Haute Ecole Pédagogique de Fribourg (Suisse)

anne-claude hess

membre de l'Unité d'Enseignement et de Recherche Communication Philosophie de la Haute Ecole Pédagogique de Fribourg (Suisse)

Publicado

2009-06-28

Como Citar

heinzen, samuel léo, ducotterd, jean, & hess, anne- claude. (2009). método de análise dialógico da progressão do pensar conceitualmente em filosofia para crianças. Childhood & Philosophy, 5(9), pp. 53–76. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20599

Edição

Seção

artigos