a eficácia da aproximação lipimianiana ao ensino da filosofia para crianças

Autores

  • christopher phillips New York University

Resumo

Qual é a melhor maneira de estimular entre as crianças e os jovens o cultivo pelo cuidado, capacidade de pensamento de alto nível, o qual Matthew Lipman clama e procura realizar através do seu programa de Filosofia para crianças? Para Lipman, isso se consegue principalmente através do diálogo filosófico na comunidade de investigação, caracterizada não principalmente pela exploração compartilhada entre os participantes para chegarem a uma destinação fixa, mas pelo processo guiado pelas “regras de procedimento, as quais são fortemente lógicas por natureza”, e nas quais estão contidas “razoabilidade, criatividade e cuidado”. Este processo, Lipman considera, vai guiar melhor a aquisição de uma melhor compreensão dos diferentes pontos de vistas daqueles que indagam, o que, por sua vez, lhes permite estar aptos a aceitarem e mesmo adotarem diferentes opiniões. Ainda, argumentarei neste artigo que o tipo de processo sustentado por Lipman, no qual permite-se que um argumento seja seguido para onde quer que ele nos conduza, deve ser em certo modo rejeitado e suplementado com um método discernível para chegar aos admiráveis fins que Lipman tem em mente, especificamente o de possibilitar à juventude de “tornar-se mais cuidadosa, reflexiva, considerada, indivíduos mais razoáveis”. Para Lipman, um resultado ipso facto do diálogo como aqueles que ele adota é que na medida em que os estudantes se habituam a perguntarem uns para os outros e a procurarem razões e opiniões eles desenvolvem a capacidade de se escutarem cuidadosamente e de construir e desenvolver suas ideias reciprocamente; mas eu remarcarei que essa habilidade da escuta cuidadosa, associada ao desenvolvimento de ideias, precisa ganhar forma com um método crítico-cético, para que as ambiciosas e elogiáveis metas de reforçamento da democracia propostas pelo programa de Filosofia Para Crianças de Lipman sejam alcançadas. Palavras-chave: método; processo; comunidade; pensamento; regras

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Publicado

2011-06-26

Como Citar

phillips, christopher. (2011). a eficácia da aproximação lipimianiana ao ensino da filosofia para crianças. Childhood & Philosophy, 7(13), pp.11–28. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20576

Edição

Seção

artigos