perspectiva humanística, autoritária e eco-psicológica na educação - ou repensando a filosofia para crianças sob a ordem da globalização

Autores

  • pavel lushyn Kirovograd State Pedagogical University

Palavras-chave:

Philosophy for children, ecopsychology, globalization

Resumo

Perspectiva humanística, autoritária e eco-psicológica na educação - ou repensando a filosofia para crianças sob a ordem da globalização Resumo: Esse artigo destina-se a analisar a natureza preservativa ou transicional de matérias escolares de orientação humanística, como a “Filosofia para crianças”, primeiramente introduzida nos EUA por Dr. M. Lipman e Dra. Ann Sharp. É sugerida ma nova concepção eco-psicológica e eco-facilitativa. A abordagem eco-facilitativa é adotada para se adequar melhor a) dentro da estrutura do funcionamento do sistema educacional no interior de uma contínua crise ecológica b) como ama resolução tanto da integração emergente dos países europeus quanto de questões inerentes à globalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-16

Como Citar

LUSHYN, Pavel. perspectiva humanística, autoritária e eco-psicológica na educação - ou repensando a filosofia para crianças sob a ordem da globalização. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. pp. 173–192, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20542. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos