multiculturalismo, extrema pobreza e ensino de filosofia para crianças em juchitán: um breve relato de pesquisa
Palavras-chave:
marginality and education, education for diversity, multicultural education, extreme poverty, philosophy for childrenResumo
A maioria da população de América Latina, incluindo países como México e Brasil, está tornando-se extremamente pobre, mudando nos últimos anos da pobreza para uma extrema pobreza. Comunidades aborígines estão nessa condição: vive-se para sobreviver, sem oportunidade de progredir ou, pelo menos, encontrar as mínimas necessidades de alimentação e vivenda. Pratiquei filosofia para crianças numa comunidade multi-cultural de Juchitán, Oaxaca para investigar se o programa poderia sobrepor-se às limitações da extrema pobreza e respeitar a diversidade cultural estimulando a consciência crítica.Downloads
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Publicado
2009-01-03
Como Citar
MADRID, María elena. multiculturalismo, extrema pobreza e ensino de filosofia para crianças em juchitán: um breve relato de pesquisa. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. pp. 125–135, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20531. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
experiências