multiculturalismo, extrema pobreza e ensino de filosofia para crianças em juchitán: um breve relato de pesquisa

Autores

  • maría elena madrid Universidad Pedagógica Nacional

Palavras-chave:

marginality and education, education for diversity, multicultural education, extreme poverty, philosophy for children

Resumo

A maioria da população de América Latina, incluindo países como México e Brasil, está tornando-se extremamente pobre, mudando nos últimos anos da pobreza para uma extrema pobreza. Comunidades aborígines estão nessa condição: vive-se para sobreviver, sem oportunidade de progredir ou, pelo menos, encontrar as mínimas necessidades de alimentação e vivenda. Pratiquei filosofia para crianças numa comunidade multi-cultural de Juchitán, Oaxaca para investigar se o programa poderia sobrepor-se às limitações da extrema pobreza e respeitar a diversidade cultural estimulando a consciência crítica.

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Biografia do Autor

maría elena madrid, Universidad Pedagógica Nacional

Maria Elena Madrid is a philosopher. She teaches ethics, logic, epistemology, and philosophy of education at the National University of Education Sciences (UPN) and at National University (UNAM) in Mexico City. She is author of several books and articles, served as Secretary of ICPIC 2004-2005, and spent a semester at IAPC as Fulbright Visiting Scholar.

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Publicado

2009-01-03

Como Citar

MADRID, María elena. multiculturalismo, extrema pobreza e ensino de filosofia para crianças em juchitán: um breve relato de pesquisa. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. pp. 125–135, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20531. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências