filosofia para crianças e as ciências motrizes: uma conciliação possível? o corpo e o movimento no currículo de filosofia para crianças

Autores

  • stefano scarpa

Resumo

A presente investigação se dirige à individualização de uma possível área de intercessão entre o currículo de Filosofia para Crianças e o mundo das ciências motrizes. O trajeto tem sido traçado, basicamente, em duas linhas. A principal surge da análise da pessoa como corpo vivo, como corpo próprio que se expressa através de movimentos característicos da racionalidade e da intencionalidade. De modo particular, aqui tem sido focalizado em como e com que papel o corpo “sujeito” se inscreve no contexto típico da filosofia para crianças. Neste sentido, para auxiliar na análise, comparamos o currículo de filosofia para crianças com outros contextos educativos. A segunda linha, que está apenas esboçada, tem relação com a análise do corpo “objeto” de discussão nos currículos de filosofia para crianças. Palavras-chave: filosofia para crianças; corpo; atividade motora

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Publicado

2010-04-23

Como Citar

SCARPA, Stefano. filosofia para crianças e as ciências motrizes: uma conciliação possível? o corpo e o movimento no currículo de filosofia para crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. pp.59–83, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20509. Acesso em: 25 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos