paradoxo e aprendizagem: implicações da psicoterapia paradoxal e do zen budismo para a investigação matemática com paradoxos

Autores

  • nadia stoyanova kennedy SUNY Stony Brook University

Palavras-chave:

learning, paradox, community of mathematical inquiry, constructivist pedagogy

Resumo

Este trabalho sustenta que o paradoxo oferece um contexto didático ideal para a discussão aberta em grupo, para a prática intensa do raciocínio, adquirindo disposições críticas para o pensamento matemático e para uma aprendizagem de ordem mais alta. Para caracterizar a amplitude pedagógica do paradoxo, ofereço uma pequena descrição dos efeitos do paradoxo, seguinda por uma discussão de alguns paralelos entre o uso do paradoxo na psicoterapia paradoxal e o uso do koan nos treinamentos espirituais zen budista. O raciocinar com os paradoxos na comunidade de investigação matemática é interpretado como um fenômeno comparativo, se não isomórfico entre o pedagógico e o cognitivo. Finalmente, algumas implicações extensivas são desenhadas para a investigação matemática com paradoxos.

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Publicado

2012-01-03

Como Citar

kennedy, nadia stoyanova. (2012). paradoxo e aprendizagem: implicações da psicoterapia paradoxal e do zen budismo para a investigação matemática com paradoxos. Childhood & Philosophy, 2(4), pp. 369–391. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20502

Edição

Seção

artigos