infâncias com as infâncias: narrativas de uma aproximação entre a filosofia e crianças de educação infantil

Autori

  • carmen sanches sampaio UNIRIO
  • josé ricardo santiago UNIRIO
  • renata alves ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro)

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.26041

Parole chiave:

Filosofia com crianças, Formação Docente, Experiência

Abstract

O que esperar do encontro de adultos e crianças com a potencialidade do ato de filosofar? Que movimentos e possibilidades surgem deste encontro? Que impactos estes movimentos geram em professores que se percebem em constante processo de formação? O presente trabalho busca lançar um olhar sobre estas questões partindo da experiência prática de viver a experiência de filosofar com crianças da Educação Infantil. Através de uma abordagem que complexifica as já naturalizadas relações entre os sujeitos da escola, tempos e saberes, este escrito apresenta um movimento inicial de pensar a articulação práticateoriaprática como um tempo privilegiado de formação docente. Denunciando limites e anunciando possibilidades dos modos de fazer escola, as práticas de filosofia com crianças da educação infantil, aqui investigadas, possibilitam pensar para além dos momentos em que convidamos e somos convidados a experienciar o pensamento através de uma aproximação filosófica. O que vamos percebendo, em nossos primeiros movimentos, é que a própria experiência filosófica possibilita pensar a atuação e a formação docente desde outras bases que, muitas vezes, se opõem as práticas majoritariamente valorizadas pela escola. Não são apenas as crianças que lançam perguntas e se aventuram nas possibilidades desta aproximação com elas: os adultos que fazem parte deste diverso grupo que se propõe a filosofar são intimamente atravessados pelas questões que se impõem no movimento de experienciar os pensamentos. O investimento em uma formação de professores e professoras que se estruture sobre os conceitos de experiência, igualdade das inteligências  e a consideração do outro como ‘legítimo outro’, amplia o horizonte de possibilidades de atuação de docentes comprometidos com uma igualdade que não se apresenta como fim a ser alcançado, mas sim como início de qualquer relação que se proponha emancipadora.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

carmen sanches sampaio, UNIRIO

Professora da Escola de Educação e do PPGEdu/UNIRIO. Coordenadora do PIBID de Educação Infantil/UNIRIO/CAPES.

Pesquisadora vinculada ao GPPF (Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores) e ao NEPPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisa: Práticas Educativas e Cotidiano)/UNIRIO.

Área de atuação: campo da formação docente, na formacão de professores/as que trabalham com crianças e suas infâncias, na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigacão educativa e narrativa é a opção central das ações de pesquisa que vivencio tendo a alteridade, a experiência e a diferença como constitutivas das açoes formativas que experienciamos nos grupos de pesquisa e estudo aos quais me vinculo.

 

josé ricardo santiago, UNIRIO

Doutorando do PPGEdu/UNIRIO vinculado ao GPPF e ao NEPPEC/UNIRIO.

Professor alfabetizador da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME/Duque de Caxias).

Professor vinculado ao NEFI/UERJ.

Doutorando vinculado ao PIBID/Educação Infantil/UNIRIO/CAPES.

 

 

 

 

renata alves, ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro)

Professora do ISERJ/FAETEC.

Professora da Educação Infantil do ISERJ. Professora supervisora, na escola de Educação Infantil, do PIBID/EI/UNIRIO/CAPES.

Professora vinculada ao GPPF e ao NEPPEC/UNIRIO.

Pubblicato

2016-11-17

Come citare

SAMPAIO, Carmen sanches; SANTIAGO, José ricardo; ALVES, Renata. infâncias com as infâncias: narrativas de uma aproximação entre a filosofia e crianças de educação infantil. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 567–584, 2016. DOI: 10.12957/childphilo.2016.26041. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26041. Acesso em: 9 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

articles

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i