infâncias com as infâncias: narrativas de uma aproximação entre a filosofia e crianças de educação infantil

Auteurs

  • carmen sanches sampaio UNIRIO
  • josé ricardo santiago UNIRIO
  • renata alves ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro)

DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.26041

Mots-clés :

Filosofia com crianças, Formação Docente, Experiência

Résumé

O que esperar do encontro de adultos e crianças com a potencialidade do ato de filosofar? Que movimentos e possibilidades surgem deste encontro? Que impactos estes movimentos geram em professores que se percebem em constante processo de formação? O presente trabalho busca lançar um olhar sobre estas questões partindo da experiência prática de viver a experiência de filosofar com crianças da Educação Infantil. Através de uma abordagem que complexifica as já naturalizadas relações entre os sujeitos da escola, tempos e saberes, este escrito apresenta um movimento inicial de pensar a articulação práticateoriaprática como um tempo privilegiado de formação docente. Denunciando limites e anunciando possibilidades dos modos de fazer escola, as práticas de filosofia com crianças da educação infantil, aqui investigadas, possibilitam pensar para além dos momentos em que convidamos e somos convidados a experienciar o pensamento através de uma aproximação filosófica. O que vamos percebendo, em nossos primeiros movimentos, é que a própria experiência filosófica possibilita pensar a atuação e a formação docente desde outras bases que, muitas vezes, se opõem as práticas majoritariamente valorizadas pela escola. Não são apenas as crianças que lançam perguntas e se aventuram nas possibilidades desta aproximação com elas: os adultos que fazem parte deste diverso grupo que se propõe a filosofar são intimamente atravessados pelas questões que se impõem no movimento de experienciar os pensamentos. O investimento em uma formação de professores e professoras que se estruture sobre os conceitos de experiência, igualdade das inteligências  e a consideração do outro como ‘legítimo outro’, amplia o horizonte de possibilidades de atuação de docentes comprometidos com uma igualdade que não se apresenta como fim a ser alcançado, mas sim como início de qualquer relação que se proponha emancipadora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

carmen sanches sampaio, UNIRIO

Professora da Escola de Educação e do PPGEdu/UNIRIO. Coordenadora do PIBID de Educação Infantil/UNIRIO/CAPES.

Pesquisadora vinculada ao GPPF (Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores) e ao NEPPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisa: Práticas Educativas e Cotidiano)/UNIRIO.

Área de atuação: campo da formação docente, na formacão de professores/as que trabalham com crianças e suas infâncias, na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigacão educativa e narrativa é a opção central das ações de pesquisa que vivencio tendo a alteridade, a experiência e a diferença como constitutivas das açoes formativas que experienciamos nos grupos de pesquisa e estudo aos quais me vinculo.

 

josé ricardo santiago, UNIRIO

Doutorando do PPGEdu/UNIRIO vinculado ao GPPF e ao NEPPEC/UNIRIO.

Professor alfabetizador da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME/Duque de Caxias).

Professor vinculado ao NEFI/UERJ.

Doutorando vinculado ao PIBID/Educação Infantil/UNIRIO/CAPES.

 

 

 

 

renata alves, ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro)

Professora do ISERJ/FAETEC.

Professora da Educação Infantil do ISERJ. Professora supervisora, na escola de Educação Infantil, do PIBID/EI/UNIRIO/CAPES.

Professora vinculada ao GPPF e ao NEPPEC/UNIRIO.

Téléchargements

Publiée

2016-11-17

Comment citer

SAMPAIO, Carmen sanches; SANTIAGO, José ricardo; ALVES, Renata. infâncias com as infâncias: narrativas de uma aproximação entre a filosofia e crianças de educação infantil. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 567–584, 2016. DOI: 10.12957/childphilo.2016.26041. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26041. Acesso em: 12 juill. 2025.

Numéro

Rubrique

articles

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice