ética da amizade e deficiência: outras formas de convívio com o devir deficiente na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.23016Parole chiave:
ética da amizade, deficiência, confiança, escola.Abstract
Após a implantação das políticas de inclusão, no Brasil, tem sido cada vez mais frequente a ocorrência de relações de amizades entre os atores da escola denominados “deficientes” com os demais. Muitas vezes, tais relações ultrapassam o tempo e o espaço, os saberes e o currículo escolar, produzindo modos de existência comuns e uma ética transversal, raramente vistos pela instituição. Essa invisibilidade é acentuada ainda mais no cenário biopolítico atual, que corrobora certa desconfiança referente aos modos de existência deficientes e ao devir comum que produzem nas relações amistosas entretecidas pelos atores da escola. Nessa conjuntura, este ensaio analisa a ética da amizade com os deficientes e a confiança como uma das condições de sua consecução na escola. A partir da estética da existência de Michel Foucault, objetivamos discutir: (1) se a amizade com a deficiência pode se apresentar como uma nova ética, capaz de interpelar os dispositivos formais e de resistir às tecnologias de biopoder da escola, quem sabe, criando outras formas de inclusão; (2) se a confiança no devir comum produzido nessas particulares relações amistosas pode ser considerada uma das condições de sua consecução e como uma estratégia para reverter a atual desconfiança no deficiente, em vistas a minimizar o temor e a visibilizar o signo do acontecimento da vida que representa. Com a discussão dessas questões, esperamos contribuir para que a amizade com a deficiência seja vista como signo de uma formação dos atores da escola e a confiança no devir deficiente se torne visível como uma luta transversal comum que, além de condição para a consecução da ética da amizade, se apresente como uma estratégia política importante para potencializar essas vidas distintas que merecem ser vividas.Downloads
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Pubblicato
2016-08-06
Come citare
PAGNI, Pedro angelo. ética da amizade e deficiência: outras formas de convívio com o devir deficiente na escola. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 343–370, 2016. DOI: 10.12957/childphilo.2016.23016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/23016. Acesso em: 2 mag. 2025.
Fascicolo
Sezione
dossier