devaneios voltados para uma infância com o barro

Autores

  • beatran hinterholz Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • sandra regina richter Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26122

Palavras-chave:

devaneio, infância, Bachelard, filosofia, educação

Resumo

O ensaio aborda uma experiência de escrita constituída no percurso de estudos e pesquisa acadêmica circunscritos pela relação entre educação, infância e fenomenologia da imaginação poética em Gaston Bachelard. Da sugestão bachelardiana de substituir diante do mundo a percepção pela admiração, para reter os valores daquilo que se percebe, emerge uma escrita tingida tanto pelos encontros com bebês, crianças pequenas e suas professoras na educação infantil quanto pelos devaneios da primeira autora a partir das imagens fotográficas das brincadeiras com o barro. Para descrever e refletir a complexidade dos devaneios voltados para uma experiência de infância, desde a admiração e a interpretação de imagens fotográficas, optamos pela fenomenologia bachelardiana da imaginação poética. Assumir a admiração como possibilidade de ultrapassar o percebido, como modo de reencontrar e prolongar – pela imaginação – as forças que estão no mundo, é transgredir uma escrita que explica e verifica para priorizar o movimento entre sonhar e pensar provocado pelos valores de uma infância que dinamizam reservas de entusiasmo que nos convidam a habitar e participar do mundo com outras palavras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

beatran hinterholz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

sandra regina richter, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora em Educação - Departamento de Educação UNISC

Downloads

Publicado

2017-01-09

Como Citar

HINTERHOLZ, Beatran; RICHTER, Sandra regina. devaneios voltados para uma infância com o barro. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 26, p. 49–68, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26122. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26122. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)