o elefante no quarto: livros ilustrados, filosofia para crianças e racismo

Autores

  • darren chetty Institute of Education, University of London

Palavras-chave:

Community of Enquiry, Community of Inquiry, Race, Racism, Whiteness, Multiculturalism, Diversity, Picturebooks

Resumo

Mesmo se o racismo é amiúde invocado como prova da necessidade urgente de Filosofia para Crianças, há muito pouco na literatura atual que aborde o tema. Sobre a base da Teoria Crítica da Raça (CRT) e o campo relacionado de Estudos Críticos da Brancura (CWS), se argumenta que o racismo está profundamente enraizado culturalmente na sociedade, e é melhor entendido no contexto da “brancura”. A partir de uma análise dos livros ilustrados desde uma perspectiva da CRT, livros que foram recomendados como pontos de partida para a investigação filosófica do multiculturalismo, do racismo e da diversidade – Elmer e Tusk Tusk de David McKee, sustento que, bem que se considere usualmente que o uso de histórias com animais oferece às crianças uma distância cômoda dos temos emocionalmente desafiadores, isto tem por efeito de separar o racismo de suas realidades temporais e espaciais, o que limita mais do que aumenta as oportunidades para comprometer-se com ele filosoficamente. Argumento a favor da prática de “ler contra o texto” e considerar os obstáculos epistemológicos e práticos a esta prática sobre a base de minhas próprias experiências de discutir questões raciais com os praticantes de P4C (filosofia para crianças) no Reino Unido. Trato de ilustrar como a seleção dos materiais recomendados, junto com os princípios comumente defendidos na P4C, configuram um clima no qual é muito pouco provável que se produza um compromisso filosófico com a raça e o racismo que considere o discurso da “brancura”. Isto me leva a colocar a ideia da comunidade de investigação encurralada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

darren chetty, Institute of Education, University of London

Doctoral Candidate, Institute of Education, University of London

Downloads

Publicado

2014-07-29

Como Citar

CHETTY, Darren. o elefante no quarto: livros ilustrados, filosofia para crianças e racismo. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 11–31, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20689. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos