o elefante no quarto: livros ilustrados, filosofia para crianças e racismo
Palavras-chave:
Community of Enquiry, Community of Inquiry, Race, Racism, Whiteness, Multiculturalism, Diversity, PicturebooksResumo
Mesmo se o racismo é amiúde invocado como prova da necessidade urgente de Filosofia para Crianças, há muito pouco na literatura atual que aborde o tema. Sobre a base da Teoria Crítica da Raça (CRT) e o campo relacionado de Estudos Críticos da Brancura (CWS), se argumenta que o racismo está profundamente enraizado culturalmente na sociedade, e é melhor entendido no contexto da “brancura”. A partir de uma análise dos livros ilustrados desde uma perspectiva da CRT, livros que foram recomendados como pontos de partida para a investigação filosófica do multiculturalismo, do racismo e da diversidade – Elmer e Tusk Tusk de David McKee, sustento que, bem que se considere usualmente que o uso de histórias com animais oferece às crianças uma distância cômoda dos temos emocionalmente desafiadores, isto tem por efeito de separar o racismo de suas realidades temporais e espaciais, o que limita mais do que aumenta as oportunidades para comprometer-se com ele filosoficamente. Argumento a favor da prática de “ler contra o texto” e considerar os obstáculos epistemológicos e práticos a esta prática sobre a base de minhas próprias experiências de discutir questões raciais com os praticantes de P4C (filosofia para crianças) no Reino Unido. Trato de ilustrar como a seleção dos materiais recomendados, junto com os princípios comumente defendidos na P4C, configuram um clima no qual é muito pouco provável que se produza um compromisso filosófico com a raça e o racismo que considere o discurso da “brancura”. Isto me leva a colocar a ideia da comunidade de investigação encurralada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-29
Como Citar
CHETTY, Darren. o elefante no quarto: livros ilustrados, filosofia para crianças e racismo. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 11–31, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20689. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos