segredos e limites nos diálogos com crianças na sala de aula: do episódio crítico à investigação social

Autores

  • joanna haynes University of Plymouth, United Kingdom

Palavras-chave:

Secrets, Boundaries, Listening, Recording classes, Philosophy with children

Resumo

Acontecimentos no ensinar com frequência eclodem e demandam atenção, pois permanecem conosco muito após terem ocorrido, levando-nos a revisitá-los e a recriá-los, talvez para perguntarmo-nos se poderíamos ter respondido de maneira diferente. Uma reflexão mais aprofundada, e uma investigação social mais ampla tornam-se possíveis quando guardamos registros dos acontecimentos. Os temas são identificados e formam a base para a teorização e a ação alternativa, e tendem a emergir da percepção que temos de nossas respostas emocionais aos acontecimentos e através da investigação dos valores e crenças que informaram nossas reações. Uma vez que viso encorajar e fortalecer a participação das crianças na comunidade de investigação, o tema principal na minha prática é localizar as barreiras da minha escuta: obstáculos que inibem o envolvimento das crianças na prática dialógica, cuja natureza democrática e potencial educativo transformador foram destacados por seus defensores. Este artigo descreve uma experiência de ensino que me levou a explorar tabus em torno certos temas nas escolas primárias. No caso relatado, sugiro que o tema dos "segredos" alude a inseguranças mais amplas na construção social da intimidade nas relações de crianças e adultos. Essas dificuldades inibem o processo educacional e obscurecem a voz da criança, mesmo no contexto do diálogo filosófico, que visa aumentar a participação das crianças. Considero o pânico moral no Reino Unido quanto à segurança das crianças e o efeito sobre as interações no contexto ambíguo de escolas primárias. Examino o exercício de julgamento profissional em relação aos limites do privado e do público. Consciente de uma oportunidade perdida, exploro o sigilo, o ocultamento, o velado e o revelado e o papel que desempenham nas relações e na construção da identidade individual e no sentido do self. Ao longo da pesquisa procuro identificar os obstáculos à escuta que limitam o potencial para a educação mútua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

joanna haynes, University of Plymouth, United Kingdom

Dr Joanna Haynes is Senior Lecturer in Education Studies at the University of Plymouth. She is author of Children as Philosophers (2002,2008) and co-author, with Karin Murris, of Storywise, Thinking through Stories (2000).

Downloads

Publicado

2012-02-08

Como Citar

HAYNES, Joanna. segredos e limites nos diálogos com crianças na sala de aula: do episódio crítico à investigação social. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 511–536, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20467. Acesso em: 30 set. 2025.

Edição

Seção

artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)