sapere aude! pensamentos acerca da filosofia com crianças

Autores

  • klaus zierer

Palavras-chave:

Philosophy for children, Didactical-methodological foundation, Principles of philosophy for children, Happiness

Resumo

A Filosofia com Crianças está em voga - na Alemanha, na Europa, em quase todo o mundo. Uma análise mais atenta revela que a expressão Filosofia com Crianças nem sempre é usada como um termo didático-metodológico claro e distinto. Por vezes parece ser uma palavra da moda, usada com frequência, mas nunca com muita clareza. Apesar de sua longa história, falta à Filosofia para Crianças uma fundamentação científica. Os riscos que podem resultar de essas circunstâncias poderiam ser, não apenas o desperdício, mas a destruição de uma idéia pedagógica pioneira e duradoura. Este artigo visa contribuir para a fundamentação didático-metodológica do P4C, com princípios que podem ser ditos subjacentes às múltiplas abordagens da idéia, sem comprometer qualquer um deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

klaus zierer

Institute for School Education University of Munich Dr. phil.

Downloads

Publicado

2012-02-08

Como Citar

ZIERER, Klaus. sapere aude! pensamentos acerca da filosofia com crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 395–420, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20463. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos