HUMOR NUMA HORA DESSAS? A RELEVÂNCIA DO HUMOR PARA A PROFICIÊNCIA EM LEITURA

Main Article Content

Claudia Moura da Rocha

Abstract

O texto de humor demanda de seus leitores estratégias e habilidades de leitura requeridas para se ler outros tipos de texto. Por essa razão, acreditamos que ele possa ser empregado no ensino de língua portuguesa, a fim de promover a proficiência em leitura, uma vez que seu leitor deverá empregar seu conhecimento de mundo e avaliar o contexto para preencher as lacunas e informações implícitas de um texto. Neste trabalho, partimos das contribuições da Linguística Textual (KOCH, 2002; KOCH; ELIAS, 2006) e da Semiótica, em especial, a sua aplicação ao texto verbal empreendida por Simões (2019), que a denominou de Teoria da Iconicidade Verbal (TIV). Escolhemos como corpus de análise os textos fictícios publicados pelo site Sensacionalista.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
ROCHA, Claudia Moura da. HUMOR NUMA HORA DESSAS? A RELEVÂNCIA DO HUMOR PARA A PROFICIÊNCIA EM LEITURA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 37, n. 37, 2021. DOI: 10.12957/seminal.2021.59230. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59230. Acesso em: 9 may. 2025.
Section
Visões Semióticas (Homenagem à Darcilia Simões)