Main Navigation
Main Content
Sidebar
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Register
Login
Toggle navigation
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Home
Archives
No. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático
Published:
2023-05-18
Full Issue
EDIÇÃO COMPLETA (Português (Brasil))
APRESENTAÇÃO
Paulo Feytor, Pedro Napido, Claudia Moura, Maria Teresa Tedesco
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.75881
ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Ana Claudia Pessoa, Clecio dos Santos Bunzen Júnior
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72358
Abordagens de ensino de língua portuguesa no livro didático: o caso das “classes gramaticais invariáveis”
Rafael Mota
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.71142
A ABORDAGEM DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Shéren Salvo Freire, Taíse Simioni
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72349
AMÉRICA LATINA E INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL
Adriana Teixeira Pereira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.71453
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS
Agnaldo Pedro Santos Filho, Leda Regina de Jesus Couto, Maria Neuma Mascarenhas Paes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72364
ANÁLISE DE RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS ENTRE TEXTO VERBAL E IMAGÉTICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Victor Gomes Milani
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72205
O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO E AS ABORDAGENS PRÁTICAS E METODOLÓGICAS RELACIONADAS ÀS TIC
Lucas Pinto de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72371
PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS EM DISCURSOS DE PESQUISADORES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
jakelyne Santos Apolônio, José Cezinaldo Rocha Bessa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.71461
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças
Denise Lamberts, Simone Sarmento
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72332
RELAÇÕES DE SENTIDO ENTRE INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DICIONÁRIO E GLOSSÁRIO
Jaíne de Fátima Machado da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72369
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis
Geraldo Jose Rodrigues Liska, Jeander Cristian da Silva, Raquel Oliveira Reis
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72324
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Eliane Velloso Missagia, Caroline Martins Dos Santos
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72354
A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES
Angélica Monteiro, Jenny Iglesias Polydoro Fernandez, Maria Teresa Tedesco
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72365
USOS DOS LIVROS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA TEORIA À PRÁTICA
João Pedro De Sousa Barreto, Raimunda Alves Melo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72320
Resenha
RESENHA DE LIVRO DIDÁTICO: DOS CONTEXTOS AOS USOS EM SALA DE AULA
Claudia Moura da Rocha
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.75882
ENTREVISTA COM ERNANI TERRA
Phellipe Marcel da Silva Esteves, Thaís de Araujo da Costa
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.75883