O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças

Main Article Content

Denise Lamberts
Simone Sarmento

Abstract

A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
LAMBERTS, Denise; SARMENTO, Simone. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 44, 2023. DOI: 10.12957/seminal.2023.72332. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72332. Acesso em: 2 dec. 2025.
Section
As multifaces do livro (para)didático (Estudos de Língua)
Author Biographies

Denise Lamberts, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora adjunta de Língua Inglesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no curso Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol.

Simone Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Letras pela Universidad Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora associada e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.