CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No atual contexto de globalização, aprender uma língua vai além da simples tradução do código verbal, engloba também a compreensão de fatores culturais e identitários. O presente artigo tem por objetivo propor estratégias de leitura e interpretação de texto, tendo como corpus de análise o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Propomos o uso do texto literário como corpus propício ao ensino de Língua Portuguesa, de forma a oferecer ao aluno o aprendizado do código verbal, enriquecido pela compreensão dos respectivos aspectos culturais. Buscamos embasamento teórico-prático na Teoria da Iconicidade Verbal, cuja metodologia permite a reconstituição da trilha lexical, identificada na superfície do texto, com fins de identificação de usos e costumes. Acreditamos que o texto literário, como representante da cultura de um povo, contribui significativamente para o ensino da língua, e para a eficácia na leitura e interpretação de textos.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.