CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA

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Márcia da Gama Silva Felipe

Resumo

No atual contexto de globalização, aprender uma língua vai além da simples tradução do código verbal, engloba também a compreensão de fatores culturais e identitários. O presente artigo tem por objetivo propor estratégias de leitura e interpretação de texto, tendo como corpus de análise o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Propomos o uso do texto literário como corpus propício ao ensino de Língua Portuguesa, de forma a oferecer ao aluno o aprendizado do código verbal, enriquecido pela compreensão dos respectivos aspectos culturais. Buscamos embasamento teórico-prático na Teoria da Iconicidade Verbal, cuja metodologia permite a reconstituição da trilha lexical, identificada na superfície do texto, com fins de identificação de usos e costumes. Acreditamos que o texto literário, como representante da cultura de um povo, contribui significativamente para o ensino da língua, e para a eficácia na leitura e interpretação de textos.

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Como Citar
FELIPE, Márcia da Gama Silva. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 37, n. 37, 2021. DOI: 10.12957/seminal.2021.59235. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59235. Acesso em: 6 out. 2024.
Seção
Visões Semióticas (Homenagem à Darcilia Simões)