CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA

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Márcia da Gama Silva Felipe

Resumo

O “pleno desenvolvimento da pessoa” assim como “seu preparo para o exercício da cidadania” são direitos garantidos pela Constituição Federal. Também previstos no artigo 2º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), esses direitos encontram no ambiente escolar o seu maior aliado. Desse modo, não há como dissociar o aprendizado da leitura e da escrita do desenvolvimento da pessoa nem do efetivo exercício da cidadania. A despeito do fato de que o espaço educativo não se restringe aos bancos escolares, o ambiente da sala de aula continua sendo o lugar sobre o qual recai grande parte dessa responsabilidade.

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Como Citar
FELIPE, Márcia da Gama Silva. CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 28, n. 28, 2017. DOI: 10.12957/cadsem.2017.29599. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/29599. Acesso em: 8 out. 2024.
Seção
Dossiê - Discutir, relatar, sugerir teorias, métodos, técnicas e práticas colaborativas na aprendizagem de línguas
Biografia do Autor

Márcia da Gama Silva Felipe, UERJ

Doutorado em Língua Portuguesa (em curso / UERJ), Mestrado em Língua Portuguesa (UERJ / 2017). Especialização em Língua Portuguesa (Liceu Literário Português / 2006). Graduação e Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa/Literaturas (UERJ / 2002). Professora concursada - Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Atua nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Membro do grupo de pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de textos (SELEPROT) e da Asociación de Linguística y Filología de América Latina (ALFAL).