CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O “pleno desenvolvimento da pessoa” assim como “seu preparo para o exercício da cidadania” são direitos garantidos pela Constituição Federal. Também previstos no artigo 2º da Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), esses direitos encontram no ambiente escolar o seu maior aliado. Desse modo, não há como dissociar o aprendizado da leitura e da escrita do desenvolvimento da pessoa nem do efetivo exercício da cidadania. A despeito do fato de que o espaço educativo não se restringe aos bancos escolares, o ambiente da sala de aula continua sendo o lugar sobre o qual recai grande parte dessa responsabilidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.