HUMOR NUMA HORA DESSAS? A RELEVÂNCIA DO HUMOR PARA A PROFICIÊNCIA EM LEITURA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto de humor demanda de seus leitores estratégias e habilidades de leitura requeridas para se ler outros tipos de texto. Por essa razão, acreditamos que ele possa ser empregado no ensino de língua portuguesa, a fim de promover a proficiência em leitura, uma vez que seu leitor deverá empregar seu conhecimento de mundo e avaliar o contexto para preencher as lacunas e informações implícitas de um texto. Neste trabalho, partimos das contribuições da Linguística Textual (KOCH, 2002; KOCH; ELIAS, 2006) e da Semiótica, em especial, a sua aplicação ao texto verbal empreendida por Simões (2019), que a denominou de Teoria da Iconicidade Verbal (TIV). Escolhemos como corpus de análise os textos fictícios publicados pelo site Sensacionalista.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.