CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Linguística Aplicada (LA) no Brasil vem conquistando espaço e suas inúmeras ramificações demonstram que há uma série de possibilidades que se vislumbram em novos caminhos e novas práticas educativas, pois a LA está presente em todo processo de ensino e aprendizagem, inclusive no meio acadêmico. Assim, de acordo com o contexto educacional, social, político, cultural e identitário da comunidade surda que reivindica o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua na modalidade escrita em todos os níveis educacionais, este estudo que se caracteriza como bibliográfico, tem relevância na medida em que proporciona uma abordagem com perspectivas inovadoras e transgressoras no que se refere ao ensino da LP como segunda língua. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca da prática de ensino da LP como segunda língua para surdos sob o viés de abordagem da LA. Para isso trilhamos inicialmente um caminho de reflexão sobre as concepções da LA, perpassando pela perspectiva de interculturalidade e considerando seu caráter transdisciplinar, tecemos uma breve discussão sobre a aplicabilidade da LA ao ensino de Português para pessoas surdas e abordamos algumas reflexões sobre a peculiaridade da produção escrita dos surdos. Para sua fundamentação, o presente estudo apoia-se em Moita Lopes (2009), (2016); Hooks (2013), Walsh (2009) e Brochado (2003). Com a análise aqui apresentada verifica-se a necessidade de mudanças na prática de ensino de LP para pessoas surdas.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.