O trabalho com os gêneros do discurso no ensino médio e superior em aulas de língua materna

Autores

  • Maria Eliete Queiroz Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Gilton Sampaio de Souza UERN
  • Crígina Cibelle Pereira UERN

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7902

Palavras-chave:

Ensino de língua materna. Gêneros do discurso. Leitura e produção de texto.

Resumo

Algumas questões teóricas e práticas têm marcado os estudos sobre o ensino delíngua nos últimos anos, com destaque para as práticas de letramento, concepçãosociointeracionista da linguagem, diversidade linguística, uso dos gêneros do discurso,produção textual, dentre outros. Neste artigo, o objetivo é analisar aspectos da leitura e daprodução textual com os gêneros do discurso que circulam em salas de aula de língua maternado Ensino Médio e Superior. Esta temática é recorrente nos documentos oficiais e naspolíticas nacionais para o ensino de língua portuguesa, embora continue um tema complexoque ainda provoca debates entre os estudiosos da área. Para dar suporte às questões teóricasdesse trabalho, fundamentamo-nos em estudos de Bakhtin (2006), de Schneuwly e Dolz(1997), dentre outros. A pesquisa apresenta um caráter descritivo e interpretativo, de basequalitativa. O seu universo de estudo é constituído de professores e de alunos do EnsinoMédio e de um Curso superior de Letras/Português. Observamos aspectos do ensinorelacionados às teorias sobre interacionismo na linguagem e sobre os gêneros do discurso;aspectos vinculados à tradição do ensino de português nesses níveis de ensino; e aspectosarticulados às políticas nacionais e aos documentos oficiais sobre o ensino de língua materna.

Biografia do Autor

Maria Eliete Queiroz, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Departamento de Letras Estrangeiras, Línguística

Gilton Sampaio de Souza, UERN

professor do Departamento de Letras Estrangeiras, doutor em linguística e língua portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado em Estudos Comparados (Português-Francês) na Université Paris

Crígina Cibelle Pereira, UERN

professora do Departamento de Letras Vernáculas, doutora (Estudos da linguagem) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

2014-02-07

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios