O trabalho com os gêneros do discurso no ensino médio e superior em aulas de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7902Palavras-chave:
Ensino de língua materna. Gêneros do discurso. Leitura e produção de texto.Resumo
Algumas questões teóricas e práticas têm marcado os estudos sobre o ensino delíngua nos últimos anos, com destaque para as práticas de letramento, concepçãosociointeracionista da linguagem, diversidade linguística, uso dos gêneros do discurso,produção textual, dentre outros. Neste artigo, o objetivo é analisar aspectos da leitura e daprodução textual com os gêneros do discurso que circulam em salas de aula de língua maternado Ensino Médio e Superior. Esta temática é recorrente nos documentos oficiais e naspolíticas nacionais para o ensino de língua portuguesa, embora continue um tema complexoque ainda provoca debates entre os estudiosos da área. Para dar suporte às questões teóricasdesse trabalho, fundamentamo-nos em estudos de Bakhtin (2006), de Schneuwly e Dolz(1997), dentre outros. A pesquisa apresenta um caráter descritivo e interpretativo, de basequalitativa. O seu universo de estudo é constituído de professores e de alunos do EnsinoMédio e de um Curso superior de Letras/Português. Observamos aspectos do ensinorelacionados às teorias sobre interacionismo na linguagem e sobre os gêneros do discurso;aspectos vinculados à tradição do ensino de português nesses níveis de ensino; e aspectosarticulados às políticas nacionais e aos documentos oficiais sobre o ensino de língua materna.Downloads
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