Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras

Autores

  • Cristina Francisca de Carvalho Porto Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
  • Douglas Altamiro Consolo Unesp/Ibilce de São José do Rio Preto - Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7071

Palavras-chave:

Competência docente. Formação de professores. Prática reflexiva. Ensino de línguas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações acerca dascompetências docentes sob a perspectiva de um grupo de professores de línguas da redepública. Adotamos como principal base teórica os textos de Paulo Freire (2001), PhilippePerrenoud (2002), Edgar Morin (2003) e Maurice Tardif (2002), e a partir destes textosfazemos algumas reflexões tomando como ponto de partida questões respondidas porprofessores de línguas. Durante um curso de extensão oferecido aos professores, lançamos aquestão-base do nosso estudo: quais competências são necessárias para que um professor sejaconsiderado um bom profissional na atualidade? A partir das respostas dadas individualmentee de discussões em grupo, realizamos uma análise comparativa em relação à teoria adotada,além de outros questionamentos acerca da formação dos professores. Todos os participantesapontaram as mesmas duas competências: o uso de novas tecnologias e o domínio doconteúdo ensinado. Outras competências também foram mencionadas pelos diferentesprofessores. Tal exercício, além de fornecer subsídios para nosso estudo, também serviu comouma autoavaliação, um exercício reflexivo dos professores em relação à própria atuação.Esperamos, a partir dos questionamentos elencados nos textos e das respostas dos professores,revisitar as competências necessárias para se atuar com eficácia no ofício de professor delínguas estrangeiras.

Biografia do Autor

Cristina Francisca de Carvalho Porto, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Coordenadora do Centro de Estudo de Línguas da EE Monsenhor Gonçalves em São José do Rio Preto.
Pós-Doutora pelo Ibilce/Unesp - Área: Formação de Profs de Línguas Estrangeiras
Pesquisadora do GAMPLE (Grupo Acadêmico Multidisciplinar: Pesquisa Linguística e Ensino) junto ao Departamento de Letras Modernas do Ibilce/Unesp.

Douglas Altamiro Consolo, Unesp/Ibilce de São José do Rio Preto - Departamento de Letras Modernas

Professor Adjunto lotado no Departamento de Letras Modernas. Área: Língua Inglesa

Downloads

Publicado

2014-03-31

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios