O GOVERNAMENTO DO MEDO COMO TÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS JOGOS ELETRÔNICOS

Elisângela Barbosa Madruga, Paula Corrêa Henning

Resumo


Resumo: O presente artigo teve por objetivo investigar, a partir do tema Educação Ambiental (EA) e jogos eletrônico, os discursos de EA em jogos eletrônicos. Para isso, selecionou-se os jogos eletrônicos: ECO, por meio de reportagens apresentadas em sites da internet e os gameplays do jogo The Sims, coletados no canal do YouTube. A partir de perguntas norteadoras e com base nos estudos sobre análise do discurso desenvolvida por Michel Foucault, percebeu-se nos materiais uma EA acionada pelo medo da perda do planeta. Bem como, a instituição de condutas ambientalmente corretas que ensinam a administrar os recursos naturais.

 

Abstract: The objective of this article was to investigate, from the theme Environmental Education (EE) and electronic games, the discourses of EE in electronic games. For this reason, were selected the electronic games: ECO, through reports presented on websites and gameplays of The Sims game, collected on the YouTube channel. From the guiding questions and based on the studies on discourse analysis developed by Michel Foucault, it was perceived in the materials an EE triggered by the fear of the loss of the planet. As well as, the institution of environmentally correct conduct that teach to manage the natural resources.

 

Resumen: El presente artículo tuvo por objetivó investigar, a partir del tema Educación Ambiental (EA) y juegos electrónicos, los discursos de EA en juegos electrónicos. Para ello, se seleccionaron los juegos electrónicos: ECO, por medio de reportajes presentados en sitios de internet y los gameplays del juego The Sims, recogidos en el canal de YouTube. A partir de preguntas orientadoras y con base en los estudios sobre análisis del discurso desarrollada por Michel Foucault, se percibió en los materiales una EA accionada por el miedo a la pérdida del planeta. Así como, la institución de conductas ambientalmente correctas que enseñan a administrar los recursos naturales.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Governamento; Jogos eletrônicos. Environmental Education; Government; Electronic games. Educación Ambiental; Gobernación; Juegos electrónicos.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.32816

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

 

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